Protótipo do Embraer E195-E2 despeja água pelos céus e chama a atenção de quem vê

Um teste realizado pela Embraer chamou a atenção na última sexta-feira (20), quando um E195-E2 despejou água pelos céus de São José dos Campos, onde fica a principal planta produtiva da divisão de jatos comerciais da fabricante brasileira.

O flagra foi registrado pelo fotógrafo Alisson_SBSJ e publicado em seu perfil do Instagram, como mostra a incorporação abaixo.

Alisson comenta sobre seu flagra dizendo: “Na tarde de ontem (20) registrei este Embraer 195-E2 com a livery da águia alijando água sobre São José dos Campos.
Com tanques instalados na aeronave, a água é utilizada nos protótipos para simulação de peso e para realizar a mudança de Centro de Gravidade (CG) em voo – dianteiro, médio e traseiro. E quando não precisam mais dessa água, ela é jogada fora por meio desse alijamento que vemos na fotografia”
.

Segundo registros do RadarBox, a aeronave de matrícula PR-ZIJ (msn 19020005), que tem essa pintura da águia, tem realizado uma série constante de ensaios em voo nas últimas semanas. No dia 20 de agosto, dia da foto, a aeronave decolou de outra sede da Embraer, em Gavião Peixoto, para concluir uma série de ensaios em voo em São José dos Campos. Mais tarde do mesmo dia, o jato voltou a Gavião Peixoto, onde permanece até hoje.

Apesar de serem jatos já homologados, os ensaios em voo são constantes, quando a empresa testa aprimoramentos que podem ser incorporados no mesmo modelo de aeronave ou então em projetos futuros.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias