Protótipo do Embraer 190-E2 é transferido para a “casa” da Airbus na França

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Embraer E190 E2
E190-E2 – Imagem: Embraer

Um fato curioso chamou a atenção nas redes sociais relacionadas à aviação comercial mundial nesta semana. Fotos feitas na França flagraram o protótipo do avião brasileiro Embraer 190-E2 chegando ao aeroporto de Toulouse, a “casa” da Airbus.

Os registros foram divulgados na quinta-feira, 24 de setembro, mesmo dia em que a aeronave chegou à França. Embora a Airbus tenha várias unidades produtivas por diversas cidades de diferentes países na Europa, sua principal linha de montagem fica em Toulouse.

Que avião é esse?

O jato em questão é o E190-E2 de matrícula PR-ZFV, o primeiro Embraer 190 da nova geração E2, que foi batizado de Ozires Silva em homenagem ao ilustre fundador da fabricante brasileira.

Este exemplar é o protótipo que a Embraer utilizou nos ensaios de certificação do modelo, por isso permanece até hoje com a pintura da empresa e ainda é usado quando existe a necessidade de novos testes.

Segundo dados do FlightRadar24, o ZFV decolou no final da tarde do dia 23 do aeroporto de São José dos Campos (SP), onde fica baseado, e ainda efetuou uma escala na cidade de Natal (RN) para então prosseguir, às 23h00, direto até Toulouse, onde pousou às 12h00 (horários locais).

FlightRadar24 Voo E190-E2 PR-ZFV Toulouse
O voo do PR-ZFV até a Europa – Imagem: FlightRadar24

Mas, afinal, o que um avião da Embraer foi fazer no aeroporto que é a sede da fabricante que produz o principal concorrente dos E-Jets E2?

Na “casa” do inimigo

Embora ainda não oficialmente divulgado pela fabricante brasileira ou por qualquer órgão regulador, o motivo da ida do protótipo dos Embraer 190-E2 seria a realização de testes de voo junto a inspetores da EASA, a agência reguladora da aviação europeia, semelhante à brasileira ANAC.

É informação é do Aviation Toulouse, um fotógrafo francês bastante conhecido por seus registros no aeroporto francês e por ter acesso a informações dos bastidores da aviação naquele local.

Além de fazer uma brincadeira na legenda, dizendo “Cuidado protótipo brasileiro em território inimigo!”, o fotógrafo informa que “Para conduzir alguns voos de teste com inspetores da EASA a fabricante Embraer decidiu basear este E-Jet E2 em Toulouse por alguns dias.”

Portanto, não deve haver relação nenhuma com a concorrente Airbus em si, mas apenas o aproveitamento dos inspetores, baseados em Toulouse por conta das constantes atividades de certificação da fabricante europeia.

Apesar da informação sobre os testes, não há confirmação sobre a natureza dessa ação do E190-E2 com os inspetores da EASA.

Entramos em contato com a Embraer para saber o motivo da realização destes voos junto à Agência europeia, mas ainda não obtivemos resposta até a publicação desta matéria. Atualizaremos as informações assim que obtivermos uma posição.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias