Provas da ANAC agora são aplicadas exclusivamente em unidades FGV

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagem: Domínio público / CC0 1.0

Conforme anunciado em novembro de 2020, a partir deste ano, as provas teóricas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) passam a ser aplicadas exclusivamente em salas de aula da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em todo o Brasil. As salas de provas próprias da Agência tiveram o atendimento totalmente encerrado no dia 31 de dezembro de 2020.  

Essa medida faz parte do programa Voo Simples e tem o objetivo de expandir as bancas de provas da Agência. A ANAC firmou parceria com a FGV para aumentar de 13 para 40 cidades brasileiras abertas à aplicação de provas teóricas para diferentes certificações para profissionais da aviação civil. Ao total, serão 49 salas de provas, que estão sendo abertas em fases com prazo final até fevereiro de 2021.

Realização de exames pela FGV

Para fazer a inscrição para os exames da ANAC, basta observar o cronograma de abertura das salas pela FGV, por exame, e seguir o passo a passo no final deste texto.

Os candidatos que forem fazer a prova da ANAC em uma das salas da FGV devem apresentar o login (CPF) e a senha gerada no momento da inscrição. Somente com a senha é possível realizar o exame, ela é criptografada e não é possível recuperá-la. Sem a senha, o candidato não acessa o exame e não tem direito ao reembolso dos valores pagos.

Para realização dos exames teóricos da ANAC, em uma das salas da própria Agência, havia o pagamento de Taxa de Fiscalização da Aviação Civil (TFAC), por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU). Caso o candidato tenha efetuado o pagamento de TFAC, mas não foi contemplado com a realização do exame em 2020 ou preferiu solicitar o exame em uma das salas da FGV, ele poderá solicitar restituição dos valores pagos, basta seguir o passo a passo neste endereço: https://www.anac.gov.br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/gru-guia-de-recolhimento-da-uniao/como-faco-para-obter-restituicao-de-tfac

Os valores pagos via TFAC/GRU não serão transferidos à FGV. É responsabilidade do candidato a solicitação de restituição de TFAC à ANAC e pagamento do exame à FGV.

Informações da ANAC

Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias

Gigante das remessas, UPS está de olho em mais de uma...

0
Por meio de sua subsidiária UPS Flight Forward, a gigante das encomendas planeja comprar aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical