Início Acidentes e Incidentes Próximo do pouso, jato da Azul alterna voo com problema nos spoilers

Próximo do pouso, jato da Azul alterna voo com problema nos spoilers

Avião Embraer E195 Azul Linhas Aéreas
Embraer ERJ-195 da Azul Linhas Aéreas semelhante ao envolvido no incidente

Um incidente envolvendo uma aeronave da Azul Linhas Aéreas foi registrado na última quinta-feira, dia 9 de setembro, durante a fase de aproximação para o pouso, conforme apontam os dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

Os dados cadastrados no banco de informações do CENIPA dão conta de que o Embraer ERJ-195 registrado sob a matrícula PR-AXZ estava cumprindo um voo regular de passageiros de Campinas, interior de São Paulo, para a cidade do Rio de Janeiro.

A aeronave decolou do Aeroporto Internacional de Viracopos no início daquela noite com 72 passageiros e 5 tripulantes, para o voo de número AD-4175, de aproximadamente uma hora, que ocorria sem intercorrências até próximo à chegada ao destino.

No entanto, durante a aproximação para o pouso no Aeroporto Santos Dumont, os pilotos se depararam com a mensagem de ‘SPOILER FAULT’ apresentada pela aeronave, indicando falha ou mau funcionamento dos spoilers, as partes móveis posicionadas sobre as asas, que se levantam para alterar o arrasto e a sustentação da asa, auxiliando no controle de velocidade e também na realização de curvas.

Trecho entre Campinas e Rio de Janeiro realizado pela aeronave em questão – Imagem: RadarBox

Diante da indicação, os pilotos efetuaram a leitura do Manual de Referência Rápida (QRH), trabalhando nas tratativas relacionadas à mensagem, e em seguida julgaram que o melhor decisão era alternar o voo para o Aeroporto Internacional do Galeão, distante cerca de 15 quilômetros e com uma pista maior para a realização de um pouso mais seguro.

O pouso foi realizado próximo das 20h00 (horário local) sem nenhuma intercorrência adicional. De acordo com dados do RadarBox, a aeronave voltou a voar na manhã seguinte, decolando do Rio de Janeiro para o Aeroporto de Guarulhos.

Leia mais:

Sair da versão mobile