Próximo voo de brasileiros deportados dos EUA está programado para 30 de julho

Foto de Colin Brown (CC) – Via Flickr

Na manhã desta terça-feira (27), mais um voo fretado pelo governo americano para deportados brasileiros passou a constar do registro de voos autorizados da ANAC. Novamente, a aeronave tem programação de pouso para a cidade de Belo Horizonte. Desde que os voos começaram, no governo Trump, já foram foram mais de trinta operações como essa, sendo que essa é a quinta do tipo do governo Biden.

A operação será realizada por um Boeing 737-800 da empresa Swift Air para 189 passageiros. O voo parte da Louisiana, como de costume e a programação é a seguinte:

– DIA 30 DE JULHO – o voo decola de Alexandria, na Louisiana, e faz escala em Guayaquil, no Equador, antes de seguir ao Brasil.

– DIA 30 DE JULHO – o Boeing 737 decola do Equador às 8h45 de Brasília e pousa em Confins (BH) às 14h30. O voo tem número SWQ-3612.

– DIA 31 DE JULHO – às 8h da manhã, o jato deve decolar de BH para Guayaquil e, de lá, para Phoenix, no Arizona, como SWQ-3613.

O Brasil não é destino exclusivo desses voos de deportação. Ao contrário, eles acontecem para países de toda a América Latina e com grande frequência, denotando um ainda presente esforço do governo americano de expulsar de seu país os imigrantes considerados ilegais.

Geralmente, o avião não aterrissa no Brasil com sua capacidade total ocupada. O tema, no entanto, é polêmico, pois quase sempre os detidos voam algemados durante, sob alegada questão de segurança.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias