Qantas adota aplicativo de celular para economizar combustível

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Boeing 787-9 Qantas
Imagem: BriYYZ [CC]

A companhia aérea australiana Qantas está testando um aplicativo que, se usado corretamente pela tripulação dos voos, pode ajudar na economia de combustível, umas das suas principais despesas operacionais. O novo recurso tem o objetivo de aumentar a segurança e apoiar a tomada de decisões operacionais para os pilotos em todas as etapas do voo, do planejamento ao pouso.

O app foi desenvolvido sob encomenda para Qantas pela GE Digital, subsidiária do gigante conglomerado multinacional, General Eletric. Chamada de FlightPulse, a plataforma usa dados específicos da companhia aérea e históricos do piloto para oferecer à tripulação a capacidade de acessar as próprias métricas e tendências de eficiência após cada voo. Assim, é possível aumentar a eficiência de combustível e melhorar o gerenciamento de risco. O FlightPulse é construído usando a plataforma Microsoft Azure, que usa conceitos de computação em nuvem.

FlightPulse

O FlightPulse foi lançado oficialmente no dia 9 de março. De acordo com a GE Digital, em comunicado à imprensa, o aplicativo é um recurso móvel modular totalmente configurável que se torna parte da Electronic Flight Bag (EFB) do piloto, o conjunto de dados e recursos técnicos que permite à tripulação ter acesso a todas as informações necessárias para o voo. O aplicativo foi desenvolvido com base em informações fornecidas diretamente pelos profissionais de voo na ponta da operação.   

O sistema foi planejado para atender às necessidades da tripulação em todas as etapas do voo. O módulo pré-voo, por exemplo, reúne dados para que os pilotos tomem qualquer decisão relacionada ao fluxo de tráfego aéreo ou à segurança sobre o uso de combustível. O recurso também oferece orientações técnicas detalhadas para economizar combustível durante a partida. Já o módulo pós-voo fornece acesso ao histórico de voo do piloto, permitindo que ele analise a própria operação da aeronave em relação a outros profissionais em voo e possa avaliar medidas para melhoras a eficiência pessoal.

“O FlightPulse permitirá que os pilotos operem com segurança e eficiência, ao mesmo tempo que os capacita a tomar decisões mais embasadas”, disse Andrew Coleman, gerente geral de negócios de software de aviação da GE Digital. “Este é outro exemplo de como colocar os dados da aviação em um software que permite às companhias aéreas de todo o mundo aumentar a segurança e a eficiência do operador, reduzir interrupções operacionais, melhorar a experiência do passageiro e otimizar a eficácia dos negócios”, conclui.

O executivo do Grupo Qantas, John Gissing, disse que, apesar do pouco tempo desde o lançamento, o aplicativo já se tornou uma ferramenta vital para a empresa, usada regularmente por mais da metade dos pilotos da companhia aérea. “O aplicativo FlightPulse revoluciona a maneira como a indústria da aviação usa os dados de voo”, disse o Gissing, em comunicado à imprensa. “O novo recurso capacitará ainda mais nossos pilotos, dando-lhes acesso a mais dados na ponta dos dedos antes mesmo de entrar na aeronave”, declarou.

Fabio Farias
Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias