Qantas cancela encomendas do Airbus A380

A companhia aérea australiana Qantas informou nas primeiras horas desta quinta-feira que cancelou as encomendas remanescentes do Airbus A380, deixando a Emirates como única aérea com encomendas pendentes do gigante.

A notícia foi divulgada pela Reuters e contempla as 8 unidades que não foram entregas ainda da encomenda original de 20 A380-800 feita em 2006.

Os outros 12 A380 já entregues continuarão na frota da companhia sem plano de aposentadoria precoce e devem passar por uma reconfiguração de cabine no meio deste ano.

Um porta-voz da Airbus declarou que a fabricante europeia aceitou os termos da Qantas sobre o contrato e que “as mudanças serão refletidas na tabela de encomendas e entregas do mês de janeiro”.

Tem sido uma semana difícil para o A380, provavelmente a pior da história da aeronave. No domingo a Emirates declarou que está negociando com a Airbus a substituição de algumas encomendas da aeronave pelos modelos menores A350XWB e/ou A330neo

Um dia depois o CEO da IAG, grupo formado pela British Airways e Iberia, afirmou que compraria mais A380 desde que eles fossem mais baratos.

O gigante da Airbus é a maior aeronave de passageiros do mundo, e tem enfrentado dificuldades para alavancar novas vendas já alguns anos: a alta do preço do combustível somado a não adoção esperada do modelo hub-to-hub tornou a aeronave pouco interessante para compra.

Fontes na companhia australiana informaram ao AeroIN que um dos principais motivos para o cancelamento é o foco da companhia no Project Sunrise que pretende trazer voos direto da Austrália para Londres, Nova Iorque, Paris e Rio de Janeiro.

Para isso a companhia necessitará de aeronaves modificadas para atender a sua demanda de levar 300 passageiros em quatro classes em distâncias tão longas. No momento está trabalhando para escolher entre o Airbus A350-1000ULR ou o Boeing 777-8X.

Com informações da Reuters

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos