Qantas mantém planos para o superjumbo Airbus A380 para depois da pandemia

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Apesar de ter quase toda sua frota de Airbus A380 atualmente parada e haverem rumores de uma aposentadoria prematura do superjumbo, novas informações dão conta de que a Qantas ainda têm planos para o modelo depois que a pandemia for vencida.

Segundo uma matéria do australiano Executive Traveller, a maior empresa de aviação do seu país ainda pretende dar continuidade em seus planos de reformar o interior dos Airbus A380. Atualmente, três dos 12 aviões já contam com o milionário novo interior, que foi desenhado em conjunto com a Airbus, enquanto que outros três grandes estão, nesse momento, em processo de “retrofit”.

O que não se sabe, no entanto, é se todos os doze aviões voltarão aos céus em algum momento ou se a Qantas terminará com apenas os seis que têm o novo interior. Essa pergunta será respondida pelo tempo, o que se sabe agora é que os outros seis aviões, que estavam na fila para o “retrofit”, foram preparados para ficarem parados por um longo tempo, como mostramos aqui nessa matéria.

O A380 poderá ser o último da fila

A retomada da aviação mundial deve seguir um processo lento, segundo um estudo da IATA, e que deve seguir um movimento chamado pela associação de “recuperação em U”. Com isso, é muito provável que o A380 seja o último avião a retornar à frota da Qantas e isso pode levar até alguns anos.

Como a demanda deve levar um tempo até ser retomada, num primeiro momento não fará sentido voar aeronaves tão grandes, dando prioridade para a volta dos Boeing 787 e Airbus A330. Assim, dependendo do tempo que passar, pode ser que não faça mais sentido manter o superjumbo na frota, uma vez que a Qantas havia previsto aposentar todos eles até 2029.

Recentemente, a Qantas aposentou outro clássico dos seus voos de longo curso, o Boeing 747, após décadas de operação. Já havia planos para, mas a pandemia os acelerou para meses antes do previsto, sem uma despedida digna. Mas a Qantas promete uma grande festa de adeus à “Rainha dos Céus” quando a pandemia dos vencida.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

United irá permitir uso de banheiros da Primeira Classe por qualquer...

0
A United Airlines mudou sua política de utilização do banheiro, liberando o toilet da Primeira Classe para todos os passageiros.