Qatar Airways adere a programa da IATA que mapeia áreas de turbulência em tempo real

A Qatar Airways e a IATA anunciaram hoje (8) que a companhia aérea árabe se tornará a primeira no Oriente Médio a aderir ao programa Turbulence Aware, adicionando 120 de suas aeronaves às mais de 1.500 que já contribuem no projeto.

Reporta o Aviacionline que este programa é uma ferramenta para as companhias aéreas mitigarem o impacto da turbulência, agrupando e compartilhando dados de turbulência de várias companhias aéreas participantes em milhares de voos por dia, reduzindo assim o risco para passageiros e tripulações e favorecendo a economia de combustível.

As informações são coletadas com precisão em tempo real para que, tanto os pilotos quanto os despachantes das aeronaves, possam escolher as rotas de voo ideais, evitando turbulências para maximizar a eficiência e também reduzir as emissões de CO2. De acordo com a IATA, os desafios de controlar a turbulência crescerão à medida que as mudanças climáticas continuarem impactando os padrões climáticos.

A plataforma

Todos os relatórios são codificados por cores. Os pontos cinza representam áreas sem turbulência e os pontos coloridos representam diferentes intensidades de turbulência de acordo com a escala à direita.

O filtro de nível de ovo (altitude) à esquerda pode ser usado para avaliar a intensidade da turbulência em diferentes níveis de voo. O controle deslizante de tempo na parte inferior permite que os usuários visualizem relatórios de turbulência de agora até quatro horas antes.

O usuário pode clicar no ponto e visualizar um relatório detalhado conforme mostrado à esquerda, incluindo tempo, altitude, posição da aeronave, valores médios e máximos de turbulência, bem como dados de vento e temperatura. Operacionalmente, os pilotos e despachantes podem exibir sua trajetória de voo planejada e armazenar dados de turbulência em torno de sua trajetória de voo.

O acesso aos dados históricos está disponível para pesquisa e análise pós-voo.

Como um relatório de turbulência é gerado?

O que foi explicado por Brent King, Chefe de Eficiência em Operações de Voo, durante o segundo dia do IATA Media Days, que acontece esta semana virtualmente e do qual o Aviacionline participa:

Imagine uma aeronave voando em condições de ar limpo quando de repente entra em uma área de turbulência. Durante a turbulência, os dados de sensores existentes, como TAS (velocidade do ar verdadeira), AOA (ângulo de ataque) são enviados para um algoritmo dentro do barramento de aviônica. Este algoritmo calcula os valores de intensidade de turbulência EDR (taxa de dissipação de redemoinhos) que indicam o estado da atmosfera ao redor daquela aeronave, tornando-o um valor absoluto independente da aeronave (aeronaves de tamanhos diferentes no mesmo local atmosférico irão teoricamente calcular o mesmo Valor EDR). O impacto da turbulência em aviões de tamanhos diferentes irá variar para o mesmo valor de EDR. Por exemplo, um EDR de 0,24 será turbulência moderada para um A320, mas leve para um B777. O relatório EDR é compilado e enviado via ACARS (Aircraft Communication Addressing and Reporting System) ou Wi-Fi para o solo.

É importante saber que o processo que acabei de mostrar é baseado em software de cálculo e relatório EDR gratuito e de código aberto desenvolvido pelo NCAR (Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica dos EUA) e está disponível para qualquer pessoa que queira implementá-lo. É chamado de algoritmo de vento vertical NCAR versão 2.

Este é um exemplo desses pontos de dados exibidos no visualizador IATA Turbulence Aware. Quando falamos sobre esses relatórios objetivos, é assim que eles se parecem. Cada ponto (relatório) contém informações operacionais específicas. Semelhante ao aplicativo de navegação automotiva WAZE, que indica saliências na estrada à sua frente, mas, neste caso, “saliências” no céu.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Air Hamburg apresenta seu primeiro avião Embraer Lineage 1000

0
A empresa aérea alemã especializada em fretamentos Air Hamburg celebrou, na semana passada, a adição de um Embraer Lineage 1000