Qatar Airways anuncia expansão na América do Sul com quatro novos destinos de carga

O braço cargueiro da Qatar Airways anunciou ontem uma grande expansão de serviços na América do Sul. Além dos voos regulares para Campinas e Santiago (que já começaram), Lima e Bogotá ingressarão na rede global de voos regulares da companhia aérea até 16 de janeiro de 2020 e serão atendidos por cargueiros Boeing 777.

Os novos destinos começarão logo após a chegada de um novo cargueiro Boeing 777 em dezembro de 2019, que aumentará a frota de cargueiros da companhia aérea para 28 aeronaves. A Qatar Airways Cargo também tem um pedido de cinco cargueiros 777 adicionais com entregas a partir de abril de 2020.

O Chefe do Executivo da Qatar Airways Group, Akbar Al Baker, disse: “a carga aérea é um elemento crucial no sistema de transporte global que suporta o comércio internacional e o livre fluxo de mercadorias em todo o mundo. A adição dessas quatro novas rotas na América do Sul reforça ainda mais nossa posição como um dos principais fornecedores de carga aérea do mundo, operando uma das maiores redes com a frota mais jovem e mais eficiente em termos ambientais”.

Produtos frescos

O diretor de carga da Qatar Airways, Sr. Guillaume Halleux, disse: “estamos muito animados com a nossa expansão na América do Sul. As Américas são um mercado muito importante para nós e há uma enorme demanda por produtos frescos da América do Sul na Ásia. Com a introdução de nossos serviços com os Boeing 777, duas vezes por semana, oferecemos aos exportadores da América do Sul uma rota direta para suas cargas e uma rede global. Os importadores também lucram com a enorme capacidade de trazer suas cargas para a América do Sul”.

Cargas gerais, produtos farmacêuticos e perecíveis formarão a maioria dos produtos importados e exportados para e da América do Sul, juntamente com alguns movimentos de animais vivos e itens de alto valor, como equipamentos de telecomunicações, eletrônicos e outras cargas valiosas.

Avião Boeing 747-8F Qatar Cargo

Duas vezes por semana para Campinas

Os voos para Campinas já começaram em novembro, operando duas vezes por semana a partir de Doha via Luxemburgo. Na volta, o serviço de Campinas para Doha opera via Santiago, Lima, Dallas e Luxemburgo, oferecendo 200 toneladas em cada perna.

Segundo dados do sistema SIROS da ANAC, os voos da Qatar Cargo pousam e decolam de Viracopos na seguinte programação (em horário local):

  • Voo 8190, às terças: pouso às 19:20;
  • Voo 8190, às terças: decolagem às 21:25;
  • Voo 8192, às sextas: pouso às 18:45;
  • Voo 8192, às sextas: decolagem às 20:50.

A princípio, os voos cargueiros três vezes por semana para São Paulo, Aeroporto Internacional de Guarulhos, serão mantido.

A Qatar quer expandir ainda mais

A Qatar Airways Cargo fez um investimento substancial em suas operações no hub de Doha e globalmente para garantir que todas as entregas de carga sejam processadas de maneira eficiente. Instalações especiais e pessoal treinado garantem o manuseio especializado em uma ampla variedade de categorias de produtos, como animais, objetos de valor, produtos perecíveis, carga de grandes dimensões e carga geral que requerem transporte aéreo de mercadorias. 

Atualmente, seu portfólio de produtos distintos inclui o QR Pharma para produtos farmacêuticos, o QR Fresh para produtos perecíveis, o QR Live para animais vivos, o QR Express para cargas sensíveis ao tempo, o QR Mail para remessas postais globalmente e o QR Charter oferecendo soluções econômicas em termos de frete. Também estão disponíveis serviços de valor agregado para oferecer aos seus clientes confirmação rápida e prioridade ou melhoria garantida de e para os destinos on-line da Qatar Airways Cargo.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.