Qatar Airways desbanca Lufthansa para lançar o Boeing 777X

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Qatar Airways aparentemente se tornou o cliente lançador do programa Boeing 777X, desbancando outras rivais globais. Inicialmente, o cliente lançador seria a Lufthansa, seguida da Emirates. No entanto, ambas as empresas, a alemã e a emiradense, já deixaram claro que não veem o novo jato em sua frota antes do meio da década (de 2024 em diante).

Enquanto isso, o CEO da Qatar, Akbar Al Baker, indicou que a Qatar espera receber os três primeiros Boeing 777X a partir do final de 2023 sendo, portanto, a primeira a recebê-lo. A transportadora catariana tem um total de 60 Boeing 777-9 encomendados.

Curiosamente, bem antes da pandemia, Al Baker havia dito que sua empresa seria a lançadora do modelo, embora todos soubessem que a Lufthansa e a Emirates já estavam na fila havia mais tempo. No entanto, a pandemia ajudou a tornar a “profecia” de Al Baker uma realidade.

Segundo o executivo, a Qatar Airways está trabalhando ativamente com a Boeing na especificação de design e desempenho para este novo tipo de aeronave. Além disso, ele acrescentou: “Receberemos o 777X assim que estiver pronto. Acho que a Boeing nos notificou que haverá um atraso na entrega dessas aeronaves até 2023, portanto, no ano de 2023 receberemos nossas três primeiras aeronaves 777X”.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Vida do Boeing 737-200 em uma das poucas empresas que ainda...

0
A Canadian North deve aposentar seus dois Boeings 737-200 restantes até o início de 2022 e substituí-los por outros tipos, incluindo