Início Empresas Aéreas Qatar Airways é a 1ª aérea estrangeira a voltar a voar para...

Qatar Airways é a 1ª aérea estrangeira a voltar a voar para o Afeganistão

Com o fim da evacuação de Cabul e a tentativa de estabilização do Afeganistão sob domínio do Talibã, uma empresa aérea já voltou a voar para o país: a Qatar Airways.

O Catar é um dos principais agentes atuantes na tentativa de estabilizar o país após a ascensão do Talibã. Na semana passada, logo após a saída dos Estados Unidos, o país árabe já tinha enviado um avião militar ao Afeganistão com uma equipe que estaria dedicada a reabrir o aeroporto de Cabul e ajudar na retomada dos voos domésticos da empresa estatal, Ariana Afghan.

Agora, com o aeroporto reaberto, foi a vez da companhia nacional Qatar Airways enviar dois outros grandes jatos civis a Cabul, ambos do modelo 777-300ER e levando ajuda humanitária. Os voos cargueiros foram os primeiros de uma empresa aérea estrangeira desde a saída dos EUA e tinham em seu interior 15 toneladas de donativos da Qatar Charity, uma organização filantrópica composta por empresários e cidadãos do Catar.

Os dois aviões da Qatar Airways, de matrículas A7-BEL e A7-BEV, pousaram em Cabul no domingo (5) e hoje respectivamente, com o mesmo número do voo regular que já era feito entre Doha e a capital afegã, dando um tom de normalidade nas operações.

Os voos domésticos já foram retomados parcialmente no país, e muito provavelmente as rotas para o exterior devem voltar com a Qatar Airways ou a empresa Kam Air, mas ainda sem data definida.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A