Qatar Airways espera o Boeing 777-9 para 2023 e reforça interesse em mais cargueiros

A Qatar Airways espera receber seu primeiro Boeing 777-9 no segundo semestre de 2023 e mantém viva a ideia de colocar um grande pedido de aeronaves cargueiras, disse o CEO do Grupo, Akbar Al Baker, à Reuters durante o Dubai Air Show.

“Estamos seriamente pensando em fazer um pedido grande de cargueiros, porque, como também estamos crescendo nosso negócio de frete, precisamos ser sustentáveis ​​nisso, e vamos fazer em breve um grande pedido. Nós não olhamos apenas para o preço, olhamos para o desempenho, e acho que a aeronave que a Boeing está desenvolvendo terá um desempenho superior ao da frota atual que temos”, disse ele em referência a um possível 777X cargueiro.

A Boeing ainda não confirmou formalmente que desenvolverá a variante de cargueira do 777X, embora seja amplamente esperado que o faça depois que a Airbus, durante o Dubai Air Show, revelou seu cargueiro A350 com a Air Lease Corporation, sendo seu cliente de lançamento.

O Boeing 777-9, por sua vez, que é parte da família 777X, teve sua estreia internacional no Dubai Air Show, embora o tipo ainda esteja longe de ser certificado. Após vários atrasos, a Boeing espera poder certificar a nova variante widebody até julho de 2023.

A Boeing já recebeu 320 pedidos firmes para sua linha B777X, incluindo 286 pedidos para a variante -9 e 34 para o -8. A maior parte dos clientes está na região do Oriente Médio.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias