Qatar Airways se tornou a maior do mundo, confirma IATA

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Poucos dias depois de o CEO do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker, declarar que sua empresa se tornou a maior do mundo na quantidade de operações aéreas realizadas, dados da IATA não apenas confirmam a informação, mas também mostram que a liderança é bastante ampla.

Avião Airbus A350-1000 Qatar Airways
Imagem: Juke Schweizer [CC]

Os dados independentes da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) mostram que a Qatar Airways, com mais de 1,3 bilhão de quilômetros de receita de passageiros (RPK) durante o mês de abril, foi responsável por 17,8% do mercado global. O valor representa mais que o triplo do concorrente mais próximo e mais do que as próximas quatro companhias aéreas juntas.

A divisão cargueira Qatar Airways Cargo também lidera seu setor, com mais de 900 milhões de toneladas de quilômetros-tonelada de carga (CTK), representando 7,2% do mercado mundial, como resultado do frete aéreo realizado para apoiar o comércio global e o transporte de suprimentos médicos e de ajuda.

Embora a pandemia da COVID-19 tenha criado desafios sem precedentes para o setor de aviação global, a transportadora nacional do Estado do Catar declara que a liderança é resultado de ter permanecido focada em sua missão fundamental de levar as pessoas para casa, voando mais de 50 milhões de quilômetros para repatriar mais de 1,8 milhão de passageiros em mais de 15.000 voos durante a crise.

Segundo o CEO Al Baker, essas estatísticas independentes da IATA mostram a resiliência da companhia aérea durante essa crise, bem como o compromisso inabalável com os passageiros, para reuni-los com seus entes queridos, e com os clientes de carga, para continuarem transportando seus produtos para onde eles precisam estar. “Nossos RPKs foram maiores que as próximas quatro companhias aéreas combinadas, uma estatística sem paralelo na aviação moderna.”

Segundo a Qatar, sua rede nunca caiu para menos de 30 destinos e, recentemente, já começou a recuperar a malha global com mais de 170 voos semanais para mais de 40 destinos. O planejamos é de retomar mais da metade dos destinos anteriores até o final da temporada de verão.

Informações oficiais da Qatar Airways

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias