Qatar Airways planeja voar para o Paraguai

Parece que a visita do Emir do Catar ao Paraguai foi mais aeronáutica do que aparentava: a comitiva que chegou com um Boeing 747-8i e vários Airbus tratou também sobre a chegada da companhia nacional, a Qatar Airways, ao país sul-americano.




Avião Boeing 747-8i Qatar
Comitiva do Catar visitou o Paraguai semanas atrás

De acordo com o embaixador paraguaio no Catar, a Qatar Airways comprou mais ações da LATAM, chegando a 9,97% de participação nas ações da companhia com pretensões de aumentar o número de ações. A LATAM Paraguay (antiga TAM Mercosur/LAPSA) é a maior aérea do país e a mais antiga em atividade.

Outro ponto levantado pelo embaixador Ángel Barchini menciona o estudo de um novo voo entre Doha e Assunção, conectando o Paraguai ao Oriente Médio. E para aumentar a conectividade na região, deve haver um investimento numa companhia aérea paraguaia para realizar voos em toda a América Latina e possivelmente para os EUA, Europa e Ásia.

“Isto é um grande sonho e muito desejado. Desde que chegamos ao Qatar tratamos de conseguir investimentos, queremos contar com uma aérea de bandeira paraguaia e capital árabe”, declarou o embaixador.




O projeto seria muito importante porque hoje os paraguaios dependem de aeroportos estrangeiros, como o GRU Airport em São Paulo e o Ezeiza em Buenos Aires, para voarem para a Europa e Ásia. “Isto significa um drama, horas de espera em conexão”, concluiu Ángel.

Uma das possibilidade seria a rota Catar – Rio de Janeiro – Assunção. A Qatar Airways chegou a anunciar a rota para o Rio como escala para Santiago do Chile, mas devido às sanções impostas pelo vizinho meses antes do primeiro voo, a rota teve que ser cancelada.

No meio tempo a Emirates começou a rota Dubai – São Paulo – Santiago, diminuindo o potencial da rota da Qatar. Mas a demanda do Rio poderia ser suficiente para justificar um voo com destino final a Assunção.

Atualmente o Paraguai conta com um único voo direto para fora da América Latina, da Air Europa voando para Madri.

Com informações do periódico Color ABC.




Emir do Catar visita Paraguai com Boeing 747-8i e Airbus A319

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias