Qatar Airways retoma vários voos para a China, mas não levará nenhum passageiro

A Qatar Airways, uma das principais transportadoras aéreas do mundo, anunciou hoje que retomará uma boa parte de suas operações para a China com aviões de passageiros, mas, curiosamente, não haverá uma única pessoa a bordo das aeronaves, além dos tripulantes técnicos.

De fato, o que a Qatar está fazendo é empregar uma série de aeronaves Boeing 777-300ER que usualmente transportam passageiros para operações exclusivamente de carga. Essa capacidade de carga adicional está sendo somada aos serviço cargueiro atualmente existente da emprsa aérea árabe, o qual está saturado devido à elevada demanda.

A decisão de restabelecer o serviço de carga usando apenas o porão de aeronaves de passageiros para seis de seus destinos na China está alinhada à iniciativa da companhia aérea de continuar apoiando a conectividade mundial, restabelecendo a cadeia de suprimentos global e atendendo à forte demanda do mercado por exportações e importações. Isso inclui o transporte de ajuda médica urgente, essencial para a luta contra a pandemia da COVID-19.

O CEO do Qatar Airways Group, Akbar Al Baker, disse: “Temos o prazer de retomar as operações de carga para a China, onde a pandemia da COVID-19 foi significativamente contida e a produção industrial está sendo restaurada. Nosso serviço inclui o envio urgente de mercadorias essenciais, produtos frescos, alimentos e uma grande quantidade de suprimentos médicos para outras partes do mundo que atualmente enfrentam a crise de saúde pública”.

Quais são os voos

Os voos serão operados assumindo os números e frequências previamente atribuídos às rotas, sem nenhum membro da tripulação de cabine ou passageiros a bordo. O recomeço do serviço acontece para seis cidades, sendo elas Pequim, Xangai, Guangzhou, Chengdu, Chongqing e Hangzhou, com 600 toneladas de capacidade semanal adicionadas, elevando a capacidade combinada (com a frota de cargueiros) para mais de 1.300 toneladas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Airbus receberá enorme pedido de até 100 unidades do Airbus A350...

0
Após um grande pedido de incríveis 500 aeronaves da família Airbus A320neo, anunciado no ano passado durante o Paris Air Show, a companhia