Qatar Airways voa 500 aviões lotados de carga médica

Nas últimas semanas, as aeronaves da Qatar Airways Cargo têm sido uma vista constante em vários aeroportos ao redor do mundo. Nesse período, dezenas de voos puramente cargueiros estiveram no Brasil e nos países vizinhos, trazendo cargas humanitárias contratadas por governos ou entidades privadas para combater aos surtos do novo coronavírus.

Segundo um tuíte da empresa postado na última segunda-feira, somente no mês de março, foram transportados mais de 50.000 toneladas de carga médica e suprimentos, totalizando impressionantes 500 aviões Boeing 777F. Uma marca impressionante e excepcional para um momento que requer agilidade no transporte de cargas médicas para combate e proteção contra o novo coronavírus.

A alta na demanda também é motivada pela parada da maior parte de sua frota de passageiros, que costumava transportar grandes volumes de carga para mais de 160 destinos em todo o mundo.

Crescimento rápido

A Qatar Airways Cargo é hoje uma das principais transportadoras internacionais de carga aérea do mundo, com uma malha regular ou ad-hoc de mais de 60 destinos de cargueiros, usando seu hub de Doha como base. A empresa opera basicamente uma frota de cargueiros dedicada composta por dois cargueiros B747-8, cinco Airbus A330 e 19 Boeing 777.

Sua ultra-moderna instalação de carga no Aeroporto Internacional de Hamad é uma das mais sofisticados do setor, que dá agilidade no manuseio e direcionamento das cargas para facilitar a otimização da rede.

Além disso, a empresa fez um investimento substancial em seu hub e no treinamento do time. Inclusive, em outro tuíte no mesmo dia, a Qatar aproveitou para agradecer aos operadores dos aeroportos ao redor do mundo, que apoiam seus processos de centenas de voos todos os meses, sobretudo nesse momento de bastante luta contra um inimigo invisível.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias