Início Empresas Aéreas Qatar economizará bilhões por não precisar dar voltas inúteis com seus aviões

Qatar economizará bilhões por não precisar dar voltas inúteis com seus aviões

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Qatar Airways já calculou quanto irá economizar com o fim das restrições de voos impostas pelos países vizinhos e o montante é bilionário.

Imagem: Qatar Airways

A reabertura do Espaço Aéreo da Árabia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrain e Egito para sobrevoo de aeronaves do Catar vai gerar uma economia na ordem de $1,2 bilhão de dólares, o equivalente a R$ 6,4 bilhões na cotação atual. Os cálculos foram feitos pela empresa aérea Qatar Airways e divulgados hoje.

“A abertura do espaço aéreo no Golfo terá um impacto positivo nas finanças da companhia”, afirmou Akbar-Al Baker, CEO da Qatar Airways, segundo a agência de notícias estatal turca Anadolu Agency.

Por três anos, os voos da empresa aérea catari precisavam contornar os territórios dos países supramencionados, já que o sobrevoo era proibido por questões políticas. Esse desvio contribuía para aumentar o tempo de voo, encarecer as operações e aumentar o nível de poluentes despejado pelas aeronaves na atmosfera.

A maior diferença para os voos estava nas proibições impostas por Árabia Saudita e Emirados Árabes Unidos, que afetavam os voos para o Sudeste Asiático, África e Brasil. O voo na rota Doha – São Paulo, por exemplo, ficou em média 1 hora e 30 minutos mais rápido, com a média de tempo indo de 15 horas para 13 horas e meia de duração total, sem escalas.

Um dado interessante é que essa economia é quase equivalente ao valor que a companhia tem em bilhetes que serão reembolsados por causa de fechamento de fronteiras e cancelamento de voos durante a pandemia: $1,6 bilhão em passagens.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile