Qatar afirma que metade de seus A380 nunca mais voará: ‘um dos piores da atualidade’

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Airbus A380 Qatar Airways
Imagem: ERIC SALARD / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Enquanto a vizinha Emirates ainda vê um grande futuro para a maior parte de sua frota de mais de 100 gigantes aviões Airbus A380 após a retomada de demanda das viagens aéreas, a Qatar Airways segue com suas críticas ao superjumbo e agora afirma que metade dos seus nunca mais voltará a voar.

A companhia qatari já havia declarado durante os primeiros meses da crise aérea que era uma total irresponsabilidade utilizar o A380 no período de baixa demanda, porque o mesmo emite muito mais poluição de que outros aviões modernos muito mais eficientes.

Adicionalmente, também havia previsto que nenhum de seus 10 aviões de dois andares voltará a voar tão cedo, ao menos pelos próximos dois anos, em decorrência de lenta retomada do segmento internacional das viagens aéreas.

Agora, continuando com a mesma perspectiva, o CEO da Qatar, Al Baker, afirma que seus A380 não apenas demorarão a voltar a decolar, mas que a metade deles está fora dos planos da companhia.

Avião Airbus A380 Qatar Airways
Imagem: Paul Schmid / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Segundo reporta o FlightGlobal, o comentário foi feito durante uma live nesta quarta-feira, 13 de janeiro, em que o CEO ainda complementou com certo sarcasmo que se alguém estiver muito interessado em comprar alguns para si, ele “irá vendê-los para você.”

Segundo Al Baker, os aviões das famílias Airbus A350 e Boeing 787 estão sendo surpreendentemente mais eficientes do que já se previa que seriam, especialmente o A350-1000.

Dessa forma, ele chama o A380 de “um dos piores aviões da atualidade” em termos ambientais, emitindo 95% mais dióxido de carbono nas rotas mais longas da Qatar, e 80% a mais na média geral de todas as operações da companhia.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Emirates coloca menu e programação especial a bordo de seus aviões...

0
Comemorando a Páscoa católica, em março, e da Páscoa ortodoxa, em maio, a Emirates servirá o tradicional cordeiro e uma variedade