Qatar voará com Boeing 777-300 para uma pequena cidade de 1.400 habitantes

Avião Boeing 777-300 Qatar Airways

A partir de 14 de dezembro, a Qatar Airways Cargo lançará três voos por semana usando aviões de passageiros Boeing 777-300 com destino ao Aeroporto Harstad-Narvik, localizado no município de Evenes, no norte da Noruega, uma cidade de menos de 1.400 habitantes. 

É certo que o aeroporto serve também às geladas cidades de Harstad e Narvik no condado de Nordland, mas a maior delas tem 23 mil habitantes. Na soma, a população das três não chega a 45 mil. Ainda assim, o aeroporto local tem uma pista de 2.800 metros e os grandes jatos da Qatar voarão até lá regularmente às segundas, terças e quintas-feiras.

Vamos entender o motivo.

Como será a operação

A história por trás desse voo é um tanto interessante. A Qatar Airways informou que as operações usarão jatos de passageiros, mas, na verdade, serão cargueiras, usando os porões da aeronave. A ideia é que a empresa do Oriente Médio aloque 150 toneladas de capacidade de carga por semana aos exportadores do norte da Noruega. 

Ou seja, toda a semana, partirá dali uma quantidade massiva de frutos do mar e salmão. Depois, a partir de conexões em Doha, os exportadores poderão enviar suas cargas para a África, Mercados da Ásia e do Oriente Médio, contando com a ajuda do Centro de Controle de Clima de última geração que a Qatar possui em sua base, a qual possui áreas de armazenamento dedicadas para produtos perecíveis.

Por meio desses voos saindo do norte da Noruega, os exportadores se beneficiam de tempos de transporte reduzidos, sem precisar enviar as mercadorias por caminhão até Oslo. Rapidez é, de fato, um fator crucial no transporte de produtos perecíveis.

Esse é mais um grande exemplo de como a aviação contribui para o desenvolvimento da economia do mundo.

E sobre a pista de 2.800 metros. Ela possui esse tamanho, pois o aeroporto é também utilizado pela Força Aérea Norueguesa em voos de aeronaves pesadas, o que exigiu um campo de pouso mais amplo, ainda que as cidades do entorno sejam tão pequenas.

Foto de Bjoertvedt, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Azul aumenta capacidade para Portugal com voos diários começando em dezembro

0
O anúncio da reabertura de Portugal para brasileiros sem a necessidade de quarentena provocou um aumento na procura por passagens