Quais companhias aéreas estrangeiras ainda têm voos para a capital do Irã?

As crescente tensão no Oriente Médio, em especial no Irã, tem mudado o cenário da aviação local, sobretudo no que refere-se às empresas aéreas estrangeiras. Ainda assim, um grupo de 20 companhias estrangeiras mantém suas operações regulares na capital iraniana.

Irã
Foto: Autor Desconhecido via ABNA24.com

Com os acontecimentos dos últimos dias envolvendo a morte do militar Qasim Soleimani, a crescente tensão no Oriente Médio e o ainda inexplicado acidente com um Boeing 737-800 da Ukraine International Airlines em 8 de janeiro, que culminou na morte de 176 pessoas em Teerã, muitas empresas aéreas têm evitado sobrevoar o espaço aérea iraniano e até têm cancelado voos.

Enquanto isso, 20 empresas aéreas estangeiras se somam às locais Iran Air, Mahan Air, Qeshm Air e permanecem realizando operações regulares no aeroporto da capital Teerã ligando o país a variados destinos, com destaque para Istanbul, na Turquia. Essas empresas aéreas são:

Cabe destacar que a Lufthansa havia suspendido seus voos para a capital iraniana até que uma avaliação de segurança fosse realizada, no entanto, a empresa alemã informou que reinicia a ligação com Frankfurt a partir desta quinta-feira 9 de janeiro.

Por sua vez, nota-se uma certa quantidade de empresas turcas operando na capital persa, não por coincidência, Istanbul é a cidade com mais ligações diretas com o Aeroporto Internacional Iman Khomeini, com 118 voos por semana.

As principais rotas internacionais de Teerã:

  • #1 Istanbul – 118 voos por semana
  • #2 Dubai – 46 voos por semana
  • #3 Al Najaf (Iraque) – 26 voos por semana
  • #4 Doha – 23 voos por semana
  • #5 Yerevan (Armênia) – 16 voos por semana
  • #6 Baku (Azerbaijão) – 15 voos por semana
  • #7 Muscat (Omã) – 15 voos por semana
  • #8 Bagdad – 13 voos por semana
  • #9 Viena – 12 voos por semana

O mapa abaixo mostra todas as ligações internacionais partindo de Teerã, incluindo os voos das companhias aéreas locais.

Todos os destinos internacionais partindo de Teerã – Imagem FR24

É importante destacar que, além das empresas mencionadas acima, ainda há outros operadores provenientes de vários países da região que realizam voos fretados ou sazonais, no entanto, elas não estão listadas no levantamento acima, justamente pela falta de regularidade dos voos.

Outro ponto relevante é mencionar que a capital do Irã possui dois aeroportos principais, sendo que o Aeroporto Internacional Iman Khomeini centraliza as operações internacionais, enquanto que o Aeroporto de Mehrabad tem foco em voos domésticos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

TST acata recurso do SNA e ação coletiva contra a Azul...

0
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) acatou recurso do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) na ação coletiva, em face da Azul