Quais companhias aéreas são as mais seguras do mundo?

Ontem, no segundo dia do ano, foi divulgado o esperado ranking 2020 das empresas aéreas mais seguras do mundo segundo o AirlineRatings.com, consultoria especializada na classificação de produtos e segurança da aviação. Além das 20 empresas aéreas mais seguras, os consultores também apresentaram as 10 companhias de baixo custo mais seguras do mundo. No total, são monitoradas 405 empresas aéreas.

Em sua avaliação, o AirlineRatings leva em consideração uma ampla gama de fatores que incluem: auditorias dos órgãos governamentais e da indústria da aviação, auditorias governamentais, acidentes e registros de incidentes graves, lucratividade, políticas de segurança líderes do setor, iniciativas internas e idade da frota.

A campeã do ano

Ao selecionar a Qantas como a companhia aérea mais segura do mundo em 2020, os consultores da AirlineRatings observaram que, ao longo de seus 99 anos de história, a companhia aérea acumulou um registro verdadeiramente surpreendente de inovações em operações e segurança e agora é aceita como a mais experiente da empresa da indústria.

A companhia aérea australiana tem sido líder no desenvolvimento do Future Air Navigation System, do gravador de dados de voo para monitorar o desempenho do avião e da tripulação, aproximações e pousos automáticos usando o Sistema Global de Navegação por Satélite, bem como aproximações de precisão usando RNP.

A Qantas era a principal companhia aérea com monitoramento em tempo real de seus motores em toda a sua frota usando comunicações via satélite, o que permitiu à companhia aérea detectar anomalias antes que se tornassem um grande problema de segurança.

As outras 19 companhias aéreas mais seguras do ranking sempre estiveram na vanguarda da inovação em segurança, lançando novas aeronaves e tornaram-se sinônimo de excelência.

As 20 companhias aéreas mais seguras

  1. Qantas
  2. Air New Zealand
  3. EVA Air
  4. Etihad
  5. Qatar Airways
  6. Singapore Airlines
  7. Emirates
  8. Alaska Airlines
  9. Cathay Pacific
  10. Virgin Australia
  11. Hawaiian Airlines
  12. Virgin Atlantic
  13. TAP Portugal
  14. SAS
  15. Royal Jordanian
  16. Swiss
  17. Finnair
  18. Lufthansa
  19. Aer Lingus
  20. KLM

As 10 principais companhias aéreas de baixo custo mais seguras para 2020

Respondendo ao interesse público, os editores da AirlineRatings também identificaram as 10 principais companhias aéreas mais seguras e de baixo custo. Aqui estão eles em ordem alfabética:

  1. Air Arabia
  2. Flybe
  3. Frontier
  4. HK Express
  5. IndiGo
  6. Jetblue
  7. Volaris
  8. Vueling
  9. Westjet
  10. Wizz
Imagem: Divulgação / Air Arabia.

Ao contrário de várias outras companhias aéreas de baixo custo ao redor do mundo, todas essas passaram na rigorosa Auditoria de Segurança Operacional (IOSA) da International Air Transport Association e têm excelentes registros de segurança.

O site analisou apenas incidentes graves ao fazer suas determinações

Segundo o AR, “todas as companhias aéreas têm incidentes todos os dias. É a maneira como a tripulação lida com os incidentes que determina uma companhia aérea mais ou menos segura. Portanto, apenas agrupar todos os incidentes seria muito enganador”. Como fator negativo para a análise, a publicação diz que “os sistemas de comunicação de incidentes de alguns países são fracos, o que dificulta a criação de um ranking ainda mais acurado”.

O AirlineRatings foi lançado em junho de 2013 e classifica a segurança de 405 companhias aéreas usando seu sistema de classificação de sete estrelas que se tornou o padrão do setor para segurança e classificação de produtos. A equipe editorial é uma das mais experientes do mundo, com quase 50 prêmios internacionais e nacionais. Eles também foram autores ou coautores de mais de 28 livros da indústria.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.