Qual a frota das empresas aéreas brasileiras no dia 1º de janeiro de 2020?

Pelos números que você verá abaixo, é possível concluir que as três maiores empresas aéreas brasileiras possuem frotas jovens e modernas. Das empresas com voos regulares, a VoePass é a que possui uma frota mais antiga e totalmente composta por aeronaves turboélices.

Recentemente fizemos uma análise sobre a propriedade das aeronaves das frotas, onde é possível visualizar quais empresas aéreas brasileiras mais arrendam aeronaves de empresas de leasing e quais mais mantêm a propriedade dos aviões. Dessa vez, fazemos um balanço atualizado de como as mesmas empresas entram no ano de 2020.

É importante destacar que esses dados são vivos e estão mudando a todo momento, procuramos fazer uma ponderação entre as melhores bases de dados disponíveis, mesclando informações do AEROIN, Aeromuseu, CH-Aviation e OAG para chegar nas análises abaixo.

AZUL Linhas Aéreas Brasileiras

Frotas Azul Viracopos Aniversário 10 Anos
Frota da Azul reunida na festa da 10 Anos em Viracopos

A Azul é a única a empresa aérea brasileira a ter aeronaves dos três maiores fabricantes do mundo: Airbus, Boeing e Embraer. Sua frota doméstica é extremamente jovem e a idade média ponderada da frota chega a 6,1 anos.

Ainda assim, a idade é empurrada para cima pelos Airbus A330-200 e pelos 737 cargueiros, que são mais antigos. Os números abaixo já consideram a chegada do mais novo A320neo da empresa, em 30 de dezembro de 2019.

GOL Linhas Aéreas Inteligentes

frotas Gol

A frota da Gol é totalmente padronizada no Boeing 737 e foi afetada pela paralisação global do 737 MAX. Vale destacar que ainda há outros 7 MAX na fábrica da Boeing, prontos para serem entregues à empresa aérea brasileira. A idade média ponderada da frota é de quase 10 anos.

Com essa parada inesperada, a empresa precisou buscar por alternativas no mercado e, para tanto, trouxe aeronaves da holandesa Transavia e de outras aéreas do mundo para voar temporariamente suas rotas domésticas, até que o MAX seja liberado.

LATAM Airlines Brasil

A LATAM tem a maior frota do país, com 160 aeronaves e uma idade média ponderada de 9,1 anos, que é empurrada para cima pela grande quantidade de Airbus A320 e pelos A319 com mais de 10 anos de uso. Os números abaixo já consideram a chegada do mais novo A350-900, em dezembro.

Os três Boeing 767F em nome da Aerolinhas Brasileiras SA (Latam Cargo), não estão considerados nessa análise, pois pertencem a uma outra entidade do grupo Latam. De qualquer forma, a idade média dos cargueiros é de 16 anos.

VOEPASS Linhas Aéreas

frotas

A empresa criada pela compra da MAP Linhas Aéreas pela Passaredo possui uma frota de turboélices que também é a mais antiga do Brasil. Juntas, as frotas possuem uma idade média de 16 anos, mas separadas, a frota da Passaredo é bem mais jovem que a da MAP.

Optamos por mostrar as frotas separadas, uma vez que a aquisição ainda não está totalmente concluída e as empresas preferiram manter as marcas operando separadamente nesse momento.

Carlos Roman
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Com fim da greve dos Correios, Total volta a operar o...

0
A Total Linhas Aéreas retornou as suas operações no Aeroporto Internacional Afonso Pena em Curitiba, com o fim da greve dos Correios.