Qual seria a potencial frota da Globalia Linhas Aéreas?

Foto-montagem de Boeing 737 com o nome Globalia na tipografia atualmente usada pela Air Europa

Como já largamente anunciado na mídia, o conglomerado turístico espanhol Globalia recebeu a outorga da ANAC para operar como empresa de transporte aéreo de passageiros no Brasil, denominada até o momento como Globalia Linhas Aéreas Ltda.

Nesta etapa pré-operacional, a empresa deverá se estruturar e adequar-se à legislação brasileira para, então, pedir voos ou as reservas de matrículas das aeronaves. A marca que a empresa usará em suas aeronaves tampouco está definida.

Portanto, leitores, entendam esse post como um exercício de inferência com base nas aeronaves que suas empresas irmãs – Air Europa e Air Europa Express – já utilizam.

É vantajoso utilizar frotas padronizadas visando às sinergias operacionais e de custos. Embora hajam exceções, é essa a estratégia mais adotada por empresas que iniciam novas operações em outros países.

Dada esta introdução, vamos conhecer agora a frota das empresas irmãs (fonte Air Europa). Somam-se a esses, nove ATR-72 que fazem rotas locais, embora não mencionados no site da empresa.

Boeing 737-800

Embraer E195

Boeing 787-8

Airbus A330-200