Quando o Airbus A330 pousava em Congonhas

Hoje relembramos de um visitante ilustre do aeroporto mais famoso da capital paulista: o Airbus A330, maior avião a pousar em Congonhas.

Nos dias atuais, pode parecer loucura um jato widebody (de dois corredores) pousar num aeroporto tão pequeno (1.940m de pista) e no meio da cidade mais populosa do Brasil. Mas isso ocorreu, e mais de uma vez, no ano de 1998.

Àquela época, a TAM tinha adquirido o seu primeiro Airbus, e logo um gigante, como o A330. Era um grande marco para a companhia aérea e a fabricante europeia, que firmava seus “pés” no importante mercado brasileiro.

Ppara promover a chegada do A330, a Airbus decidiu ousar: no retorno da FIDAE, a maior feira de aviação da América Latina, que acontece a cada dois anos no Chile, o A330-200 de demonstração pousou em Congonhas após fazer três toques e arremetidas. Foi um evento tão único que saiu em toda a imprensa da época. Obviamente, a aeronave estava bem vazia, contando apenas com tripulação e combustível mínimo para a etapa, mas foi o suficiente para parar o aeroporto.

Meses depois, em novembro do mesmo ano, foi a vez da TAM receber seus dois primeiros A330, matriculados PT-MVA e PT-MVB. E, novamente, foi um show em Congonhas: com direito a passagem baixa, pouso em sequência e os dois lado a lado no pátio.

Foi uma verdadeira festa do time do Comandante Rolim, o primeiro Airbus A330 brasileiro e um avião que era “marketeado” como possuidor de tecnologia da NASA. No vídeo abaixo, é possível ter um gostinho do que foi aquele dia único. Depois disso, nunca mais as aeronaves operaram no aeroporto.

Vale lembrar que Congonhas recebeu outros gigantes como o Airbus A300 da VASP e Cruzeiro, DC-8 da VASP e Skymaster, A310 da Ecuatoriana (em manutenção) e voos regulares do Boeing 767-200 da Transbrasil. Lembranças de um tempo que não volta mais e de situações que dificilmente voltarão a acontecer.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos