Quando o maior avião do mundo, Antonov 225, pousou no Brasil, veja a reação das pessoas

O Antonov AN-225 Mriya tem sua grandiosidade conhecida não apenas pelos entusiastas, mas até mesmo por muitas pessoas que nem mesmo acompanham de perto a aviação. Com isso, é sempre interessante ver, além das próprias imagens do gigante, a reação das pessoas nos aeroportos que ele visita ao redor do mundo – e no Brasil não foi diferente.

Avião Antonov AN-225
An-225, o maior cargueiro em operação no mundo, durante sua passagem pelo Brasil

O AN-225, o maior avião comercial em operação no mundo, visitou o Brasil em duas oportunidades, a primeira em fevereiro de 2010 e a segunda em novembro de 2016.

Embora em ambas as vindas ele tenha mobilizado uma grande quantidade de pessoas para as proximidades dos aeroportos, nessa última de 2016 o super-cargueiro passou por dois locais – Campinas e Guarulhos – ao invés de apenas Guarulhos como em 2010. Assim, houve mais divulgação na mídia e mais oportunidade para que os admiradores se deslocassem e fizessem seus vídeos.

O motivo do Antonov AN-225, que é único por nunca ter sido construído outro exemplar do mesmo modelo, ter passado por dois locais foi que ele precisou primeiro pousar no aeroporto campineiro de Viracopos para embarcar um grande suporte. Depois, esse suporte foi utilizado em Guarulhos para colocar sobre ele a carga principal, um gigantesco gerador que foi levado até o Chile. Foram 182 toneladas a bordo.

Antonov An-225
AN-225 durante o carregamento – Imagem: Antonov

Mas vamos ao que interessa. Confira em cada tópico a seguir algumas filmagens em que podem ser ouvidas as reações das pessoas, vibrando ao terem a oportunidade de ver de perto o gigante, e, claro, onde você pode aproveitar para ver pousos e decolagens dessa incrível aeronave.

O pouso em Campinas:

A decolagem de Campinas:

O pouso em Guarulhos:

A decolagem de Guarulhos:

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.

Comentários estão fechados.