Início Empresas Aéreas Quantos A330neo da Azul já estão prontos para a entrega pela Airbus?

Quantos A330neo da Azul já estão prontos para a entrega pela Airbus?

Foto de Dan Raistrick via Flickr (CC)

A pandemia atrapalhou ou apenas atrasou os planos da Azul de crescer no mercado internacional e isso resultou em três jatos do modelo Airbus A330-900neo parados na Europa esperando por sua entrega. Curiosamente, todos eles saíram da linha de montagem principal há mais de um ano e, desde então, apenas esperam o momento para se juntarem aos outros nove A330 que já estão na frota da empresa brasileira (dois dos quais são A330-900neo).

Nesse resumo, damos um pouco mais de detalhes sobre essas três próximas aeronaves, das quais duas já estão prontas e até entregues no papel, enquanto que uma ainda está em processo de montagem e não iniciou os voos de teste. São eles:

O mais voado

O primeiro da lista que está pronto é a máquina com número de série 1934 e que receberá em breve a matrícula PR-ANW. Ele saiu da linha de produção há mais de um ano, em agosto de 2019 e fez o primeiro voo em 13 de novembro, seguido de outros sete testes, totalizando 11 horas e 48 minutos no céu.

Segundo dados do AIB Family Flights, no dia 30 de dezembro a Azul assinou o contrato de entrega da aeronave, mas a manteve armazenada. Naquela época, a Azul planejava incrementar operações internacionais, incluindo voos para o Porto e Nova Iorque, mas a pandemia chegou e atrapalhou os planos. Ele não tem data certa para chegar no Brasil.

O “mais velho”

Outro que está pronto é o A330-900 de MSN 1924, futuramente PR-ANX. Ele está pronto há ainda mais tempo do que o jato supracitado, tendo saído da linha de montagem em 16 de abril de 2019. Desde então, voou por seis vezes, totalizando 10 horas e 45 minutos no ar.

Assim como o PR-ANW, esse também teve a entrega contratual completada entre Azul e Airbus, mas também acabou sendo armazenado na própria fábrica, uma vez que não faria sentido a empresa brasileira trazê-lo, sabendo que ele permaneceria no solo, apenas pagando altas taxas de estacionamento. Também não tem data de vinda para o Brasil.

O mais charmoso

O nome da empresa é Azul, mas inegavelmente a cor rosa caiu muito bem nele. Será o maior avião a ostentar as cores da campanha do Outubro Rosa, que visa à fomentar a cultura de exames preventivos e de tratamento do câncer de mama. Essa é a principal causa social da Azul.

Esse deve ser o último Airbus A330neo a ser entregue à Azul, onde receberá a matrícula PR-ANV. Seu número de série é 1952 e foi construído em outubro de 2019. Desde então, segue sem os motores e ainda tem toda uma bateria de testes a fazer. Isso, vis-à-vis a situação de pandemia em que o mundo se encontra, certamente contribuirá para atrasar ainda mais sua entrega.

A pergunta é, qual você acha que aterrissa primeiro no Brasil?

Sair da versão mobile