Quantos Boeing 737 MAX 8 da Gol já voaram desde que o modelo foi liberado no Brasil?

Na sexta-feira, 6 de dezembro, com base em informações da ANAC, demos em primeira mão a informação de que a GOL Linhas Aéreas se prepara para retomar voos regulares com o Boeing 737 MAX 8 a partir do dia 9 de dezembro. Caso isso realmente se confirme, a empresa deverá ser a primeira do mundo a colocar o avião novamente em sua malha aérea (mesmo constando na ANAC, podem haver alterações).

Enquanto isso, a equipe técnica da empresa trabalha na preparação dos pilotos e dos jatos e assegura sua conformidade com as novas recomendações da ANAC, as quais estão em consonância com o que foi aprovado pela FAA, dos Estados Unidos. Essa relação de confiança entre agências reguladoras, especialmente dos EUA, Europa, Canadá e Brasil (países ocidentais onde há indústrias aeronáuticas fortes) é tradicional, onde uma geralmente confia nas conclusões da outra, às vezes com poucas alterações.

Sendo assim, desde que o jato foi liberado para voar no Brasil em 25 de novembro, a GOL vem realizando testes no solo e em voo com as aeronaves 737 MAX 8 que já possui, num total de sete exemplares. Lembrando que outras 14 unidades do modelo estão prontas na fábrica da Boeing, esperando as entregas, que já foram liberadas pela FAA.

Dos que estão no Brasil, veja quais já estão voando em testes. As informações foram obtidas do sistema de rastreamento de voos FlightRadar24.

PR-XMA: 6 voos com sete horas voadas

PR-XMB: 6 voos e sete horas voadas

PR-XMC: 2 voos com três horas no ar

PR-XMD: não voou após a liberação

PR-XME: não voou após a liberação

PR-XMF: não voou após a liberação

PR-XMG: não voou após a liberação

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias