Quantos passageiros o Airbus A380 poderia levar em sua capacidade máxima?

A megaestrutura que é o A380 mostra-se algo incrível de se ver, e mais ainda de se voar. Todo esse tamanho significa que há muito espaço para as companhias aéreas colocarem suas próprias ideias na aeronave. Mas qual seria a capacidade máxima do gigante, e como são as configurações usadas ao redor do mundo?

Avião Airbus A380 Emirates
Airbus A380

Nos 14 clientes que compraram o A380, cada um tem sua própria maneira de configurar o interior. Felizmente, a maioria foi gentil com o passageiro, com espaço decente para as pernas e uma quantidade razoável de assentos premium.

No entanto, uma companhia aérea pretendia configurar a aeronave da maneira menos amigável possível para os passageiros.

Muita gente!

A Air Austral, baseada nas longínquas ilhas francesas de Reunião no Oceano Índico, encomendou dois gigantes, e planejava equipá-los com nada menos que 840 assentos, todos em classe econômica.

De uma das maneiras menos confortáveis ​​possíveis, a companhia aérea utilizaria essas aeronaves para deslocar pessoas entre seu distante hub e capital Paris.

Felizmente, a Air Austral nunca foi adiante com sua compra dos dois A380, mas presumiu-se que seria apenas uma questão de tempo até alguém buscar a capacidade máxima de passageiros. Embora a Airbus esteja agora encerrando a produção do modelo, será que alguém ainda vai reconfigurar algum exemplar usado?

Mas qual a capacidade máxima do A380?

Avião Airbus A380

Segundo a Airbus, a capacidade máxima absoluta de passageiros do A380 é de 868 passageiros em um layout de classe única. Esse o valor aprovado pelo projeto da aeronave, de forma que somente uma alteração de engenharia com uma análise e aprovação regulatória poderia adicionar mais assentos.

Isso envolveria 538 assentos no andar inferior e 300 no andar superior. Nenhuma companhia aérea ainda solicitou esse layout e, de fato, os atuais proprietários do Airbus A380 não chegam nem perto disso.

A maioria dos operadores usa uma configuração de três classes, que a Airbus menciona em seus materiais de marketing como sendo “confortável” para 544 passageiros. Mas, mesmo esse número é mais alto do que a maioria das companhias aéreas escolhe, com apenas a Air France chegando perto dessa capacidade.

De todos os A380 atualmente em serviço, o número de passageiros transportados varia entre 379 e 615.

A pior configurações que voa hoje

Os A380 que transportam mais passageiros atualmente pertencem à Emirates.

As aeronaves especialmente configuradas começaram a operar para a companhia aérea de Dubai em rotas para Copenhague. Eliminando a primeira classe no andar superior, a companhia substituiu por 120 assentos de econômica, além dos 58 normalmente utilizados em classe executiva.

Para completar esse A380 de 615 lugares, a Emirates oferece 437 assentos no andar inferior, todos em classe econômica.

Emirates A380 classe econômica
Classe Econômica da Emirates

As melhores configurações atuais

A companhia aérea com menos assentos no A380 é a Singapore Airlines, que tem uma configuração de 379 passageiros.

Este gigante premium oferece, no andar inferior, 12 assentos de primeira classe que podem ser unidos dois a dois para formar camas de casal, 36 áreas premium e 245 posições de classe econômica. No andar de cima são nada menos do que 86 assentos de classe executiva!

Avião Airbus A380 Singapore Interior Suíte
Suíte no A380 da Singapore – Imagem: Singapore

A Korean Air também possui um A380 abaixo dos 400 lugares. Seu layout próprio premium apresenta 12 suítes de primeira classe e 293 assentos de econômica no andar inferior, e impressionantes 94 assentos de classe executiva, todos no andar superior.

Mas se você procura o luxo extremo, a mesma Emirates dos A380 de 615 assentos ainda possui configurações que oferecem 14 assentos / suítes de primeira classe de altíssimo padrão, todas no andar superior.

Avião Airbus A380 Emirates Primeira Classe
Assento de Primeira Classe do A380 da Emirates

Obviamente, não são apenas os assentos que o A380 hospeda. As companhias aéreas também foram criativas de outras maneiras que usam seus espaços.

A Air France optou por uma galeria de arte eletrônica, enquanto a Etihad criou ‘The Residence‘, bem como salas de oração privadas.

Muitos possuem bares a bordo, enquanto a Emirates inclui, notadamente, chuveiros para seus passageiros premium.

Avião Airbus A380 Emirates Spa Banheiro Chuveiro
Spa a bordo no A380 da Emirates

Veja a seguir mais algumas matérias com curiosidades sobre o A380 e algumas sobre seus interiores:

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduado em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aconteceu de novo: grande avião tem pane em Curitiba e o...

0
Um fato interessante aconteceu em São José dos Pinhais, no Paraná, dias atrás, quando dois clássicos trijatos McDonnell Douglas MD-11 ficaram juntos.