Quase 11 horas após partir, Boeing 777 termina de volta na origem do voo

Boeing 777-200ER
Boeing 777-200ER da Austrian Airlines – Imagem: Masakatsu Ukon, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Uma ocorrência médica a bordo de um Boeing 777-200ER resultou em uma viagem de quase onze horas na última terça-feira, dia 28 de setembro, mas sem a aeronave chegar ao seu destino, no fim retornando à origem.

Registrado sob a matrícula OE-LPC, o 777 da Austrian Airlines foi escalado para realizar o voo de número OS-65 que tinha como origem Viena, capital da Áustria, e como destino a cidade de Chicago, nos Estados Unidos.

Conforme informa o AeroTelegraph, a aeronave decolou normalmente do Aeroporto Internacional de Viena às 08h47 UTC e seguiu sua rota de acordo com o previsto, para a viagem que acontece regularmente todos os dias.

Após cerca de quatro horas de voo, entretanto, quando já tendo ultrapassado a região da Islândia, um passageiro precisou de atendimentos médicos a bordo e a tripulação resolveu alternar o voo para Keflavik.

O retorno aconteceu já sobre a Groenlândia e a aeronave pousou na cidade islandesa pouco menos de uma hora após o desvio. Abaixo é possível ver dados do voo OS-65, bem como sua trajetória de desvio até o pouso.

Imagem: Flightradar24

Após a parada de quase 3 horas na cidade, o Boeing não continuou para Chicago, e ao invés disso, retornou para Viena em um voo de quase mais quatro horas. Segundo um comunicado da companhia aérea, o motivo da volta foi que uma grande parte do aparato médico disponível a bordo foi necessária na ocorrência, então, no caso de uma nova emergência enquanto voando sobre o Atlântico Norte, poderia não haver tempo suficiente para chegar a Chicago.

Assim, para não haver o risco de falta de recursos em outra situação de emergência médica a bordo, o Boeing retornou à Viena, mais próxima do que o destino. De acordo com dados do Flightradar24, um novo voo para Chicago aconteceu no dia seguinte (29), com o 777 de matrícula OE-LPB.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Sistema de alerta de proximidade com o solo evitou possível colisão...

0
Dados das plataformas de rastreamento online de voos mostram que o 737-800 fez três aproximações até o pouso. Na primeira, houve arremetida a