Quase 300 aeroportos do mundo correm risco de serem engolidos pelo mar

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Reprodução YouTube

O aumento do nível do mar, provocado pela progressiva elevação da temperatura média do planeta, coloca em alto risco de inundação, pelo menos, 269 aeroportos em todo o mundo. É o que constata uma pesquisa publicada na revista científica Climate Risk Management.

A pesquisa é coordenada pelos professores Richard Dawson e Aaron Yesudian, da Escola de Engenharia da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, em associação com o Centro Tyndall para Pesquisa de Mudanças Climáticas. Os cientistas analisaram a localização de mais de 14.000 aeroportos ao redor do mundo e a respectiva exposição a tempestades, proteção contra enchentes e risco mediante a elevação nível do mar.

O estudo constatou que 269 aeroportos estão sob risco imediato de inundação. A maioria está localizada na Ásia e na Oceania. O aumento do nível do mar deixa os terminais mais vulneráveis a enchentes causadas por problemas climáticos.

2.100

Ao levar em consideração um aumento de 2°C na temperatura média global até 2.100, outros 100 aeroportos estariam submersos e outros 364 ameaçados. A marca de 2ºC é esperada pelo Acordo de Paris, que propõe a redução de emissões atmosféricas em todo o mundo como forma de mitigar mudanças climáticas. Caso a elevação do calor seja superior a essa média, até 572 terminais estarão em risco.

Em comunicado à imprensa, o professor Dawson declarou que até um quinto das rotas aéreas atuais seriam afetadas.

“Esses aeroportos costeiros são importantes para a rede global. Em 2.100, entre 10% e 20% deles estarão em risco de ficarem inoperantes. O aumento do nível do mar, portanto, representa um sério risco para os movimentos globais de passageiros e carga, com custos consideráveis ​​de danos e interrupções”.

De acordo com a pesquisa, os aeroportos de Suvarnabhumi, em Bangkok, na Tailândia, e Wenzhou Longwan, na China, são os mais ameaçados do mundo.

Na Europa, o aeroporto sob maior risco é o de Corvo, em Portugal. Já Nos Estados Unidos o perigo maior está no Aeroporto Internacional Louis Armstrong, em New Orleans. O gigante La Guardia, em Nova York, também está nas primeiras posições. Puerto Jimenez, na Costa Risca, é o primeiro da lista na América Latina. Nenhum aeroporto brasileiro aparece no estudo.

Para o professor Dawson, alguns aeroportos podem ser protegidos com investimentos em infraestrutura. Outros, contudo, estão condenados a se tornarem inviáveis caso o aquecimento global não seja contido.

Os 30 aeroportos mais ameaçados:

Por nome do aeroporto e país.

SuvarnabhumiTailândia
Wenzhou Longwan Intl.China
SegeIlhas Salomão
Quanzhou Jinjiang Intl.China
Changzhou BenniuChina
RamataIlhas Salomão
SuavanaoIlhas Salomão
BosasoSomália
Fera / MaringeIlhas Salomão
Rennell / TingoaIlhas Salomão
CorvoPortugal
Baía de ChoiseulIlhas Salomão
Shanghai Hongqiao Intl.China
BeihaiChina
YanchengChina
LianyungangChina
Jieyang Chaoshan Intl.China
Huangyan LuqiaoChina
ZhoushanChina
Porto de UruIlhas Salomão
BremenAlemanha
Cat Bi Intl.Vietnã
Anqing TianzhushanChina
Louis Armstrong New Orleans Intl.Estados Unidos
Base Aérea de AnshanChina
Juanda Intl.Indonésia
La GuardiaEstados Unidos
Puerto JimenezCosta Rica
DunedinNova Zelândia
Amsterdam Schiphol   Holanda

Confira a pesquisa completa aqui.

Fabio Farias
Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias