Queda da LATAM foi de 37,9% em março, revelam dados da companhia

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

O Grupo LATAM Airlines e suas filiais informaram na segunda-feira, 13 de abril, suas estatísticas preliminares de tráfego para março de 2020, incluindo o comparativo com o mesmo mês de 2019.

Avião LATAM solo Confins
Aviões da LATAM parados em Confins devido à crise

Tanto a demanda de passageiros quanto a oferta de assentos diminuíram, respectivamente, 37,9% e 27,5%. A taxa de ocupação para o mês diminuiu 11,9 pontos percentuais, alcançando 71,0%. O tráfego internacional de passageiros representou, aproximadamente, 51% do tráfego total de passageiros no mês.

O mês de março representa o primeiro no ano a ser impactado diretamente pela crise de demanda causada pela pandemia da doença COVID-19, porém, apenas a partir da terceira semana os efeitos começaram a ser sentidos. Assim, os dados de abril irão revelar o verdadeiro impacto deste momento crítico da aviação.

A título de comparação, os dados operacionais de março da Azul apresentaram queda de 24% na demanda de passageiros, enquanto os dados da GOL indicaram 29% de redução no mesmo mês.

Por outro lado, devido à falta de aviões de passageiros voando, que levavam cargas em seus porões para diversos destinos do país, a divisão de carga da Azul foi bastante requisitada e manteve crescimento de 13% em março.

A seguinte tabela resume as estatísticas operacionais do mês para as principais unidades de negócio da LATAM.

Com informações da LATAM Airlines.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias