Quem transportou mais passageiros no Brasil em abril? Veja os dados da ANAC

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou hoje (15) informações sobre o movimento da aviação comercial brasileira no mês de abril.

Devido ao impacto da pandemia do Coronavírus, os números mostram que a demanda por voos no mercado doméstico, medida em passageiros quilômetros pagos (RPK), teve redução de 93,1% em abril, na comparação com o mesmo mês de 2019.

A redução da demanda de mais de 93% foi maior que a redução de oferta nos voos, de 91,6%, resultante da implementação da Malha Aérea Essencial, definida pela ANAC em conjunto com as três grandes companhias aéreas do país. Mas, segundo a Agência, o resultado era esperado.

Em março, mês em que foram anunciadas as primeiras medidas de isolamento e fechamento de fronteiras, a demanda doméstica por voos registrou redução de 32,9%.

Dados ANAC Demanda Oferta Mercado Doméstico Abril 2020
Infográfico: ANAC

Com a maior redução de demanda de passageiros do que a contração da oferta de assentos, a taxa de ocupação média dos voos ficou em 65,4%, uma queda de 20,1% em relação a abril de 2019.

Os dados da ANAC apontam ainda que 399.558 passageiros foram transportados no mercado doméstico em abril, divididos entre as três companhias aéreas nas seguintes proporções:

  • GOL: 37,2%
  • Azul: 36,7%
  • LATAM: 25,8%

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias