Quinto voo com brasileiros expulsos dos EUA durante a pandemia chega nesta sexta

Como temos acompanhado, a Covid-19 não influenciou em nada as operações de deportação do governo dos Estados Unidos. Desde que a OMS declarou a pandemia, em 11 de março, muitos voos saíram de vários aeroportos estadunidenses localizados próximos da borda com o México para países da América Central e do Sul. Nessa semana, mais um deles chega ao Brasil.

Foto de BriYYZ / CC via Wikimedia Commons

Enquanto todos os outros voos tiveram Belo Horizonte como destino final, dessa vez foi incluída uma escala extra em Manaus. O aeroporto de partida também mudou. Geralmente os voos saem de El Paso, uma cidade na fronteira com o México, mas, desta vez, a operação começa em Alexandria, na Louisiana.

Expulsos dos EUA

Essa iniciativa da administração Trump prevê que imigrantes ilegais sejam deportados a seus países às custas do governo americano. Para isso, voos especiais são realizados usando aeronaves de empresas especializadas em fretamentos.

O último voo, que ocorreu há cerca de duas semanas, teve um fato curioso. Após trazer os deportados e retornar aos EUA, a aeronave acabou se envolvendo num incidente em que um pedaço do seu estabilizador vertical caiu enquanto ainda estava em voo. O evento foi classificado como grave pelo NTSB, que investiga a manutenção da iAero, empresa responsável pelo equipamento. Dessa vez, a mesma empresa fará o voo, mas com uma aeronave diferente (obviamente).

A quantidade de passageiros por voo varia, por exemplo, houve uma operação para o Brasil em que desembarcaram apenas 37 pessoas. O primeiro voo com brasileiros deportados foi realizado em outubro de 2019 e, desde então cerca de 1.100 brasileiros que viviam ilegalmente nos Estados Unidos já desembarcaram em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Quando chega o voo

O próximo voo de “repatriação forçada” acontecerá no dia 29 de maio e será operado por um clássico Boeing 737-400 com capacidade para 150 passageiros. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os horários do voo são os seguintes:

  • 29/05 – Decolagem de Alexandria, faz uma escala técnica em San Juan (Porto Rico), antes de seguir para Manaus, onde pousa às 5h35 locais. Depois, decola às 10h para chegar a BH às 14h.
  • 30/05 – Decola de BH às 8h com destino a Manaus e depois Porto Rico, antes de seguir para Alexandria.

A parada em Manaus não está clara, mas possivelmente tem a ver com a necessidade de reabastecimento da aeronave, já que a autonomia do 737-400 é muito menor do que a do -800, que vinha fazendo os últimos voos. Portanto, não deve haver desembarque em Manaus.

No total, já foram mais de quinze voos para o Brasil com esse fim, cinco dos quais realizados durante a pandemia da Covid-19.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias