Início Empresas Aéreas

Rachaduras são encontradas na fuselagem de um dos primeiros Airbus A350

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Problemas na fuselagem de compostos parecem não ser algo exclusivo do Boeing 787 Dreamliner. Seu principal concorrente também teve o mesmo defeito detectado recentemente, durante uma revisão da Qatar Airways.

O problema de rachaduras na parte da fuselagem feita de materiais compostos foi encontrado no Airbus A350-900 de matrícula A7-ALL, segundo o portal Aero Time e confirmado por fontes na fabricante europeia, que espera receber o jato nesta semana para inspeções mais detalhadas e reparos. Este avião é o A350 de número 36 a ser produzido no mundo, um dos primeiros do tipo, e que foi entregue para a Qatar Airways em novembro de 2016.

A aeronave teve a pintura removida, como mostram as fotos de Oisín Tierney, disponíveis nessa matéria. A remoção da pintura foi feita em Shannon, na Irlanda, para depois ser aplicada uma pintura especial da Copa do Mundo de 2022, que será realizada no Catar.

O Aeroporto de Shannon é conhecido pelas empresas especializadas em manutenção, pintura e estocagem de aeronaves. Após ter a pintura removida, veio a surpresa: rachaduras muito pequenas foram encontradas nas partes de material composto da fuselagem.

Parte da fuselagem é feita de CFRP, ou seja, fibra de carbono com plásticos reforçados. Mais maleável na construção, o material permite designs que seriam mais difíceis de obter com alumínio, além de ser 30% mais leve e reduzir os custos de produção em até 40%. No entanto, problemas com esses compostos têm surgido também no Boeing 787, principalmente na questão de acabamento, com deformidades não esperadas.

Não foi explicado onde seriam estas rachaduras no A350 e nem sua extensão. A Airbus ainda não se pronunciou sobre o caso, o que deve ocorrer apenas após ela ter a aeronave em mãos.

Sair da versão mobile