Raríssimo avião soviético virá ao Brasil para buscar armas e levar ao Sudão

ATUALIZAÇÃO: O voo aparentemente mudou de data. Ele continua listado na ANAC como “voo autorizado”, no entanto, na autorização atual, consta agora que o final da operação é no dia 6/9, ou seja, é possível que ele chegue no Rio de Janeiro apenas no dia 5/9 (ao invés do dia 2/9 como estava originalmente previsto).

Foto: RADA Airlines

Na próxima semana, o Rio de Janeiro receberá um voo especial de um raríssimo jato Ilyushin IL-62 da era soviética. O objetivo da operação é levar armamento para o Sudão, segundo fontes próximas da operação informaram ao AEROIN. As fontes não explicitaram quem seria o exportador, mas a carga deverá conter granadas de gás lacrimogênio, projéteis de borracha e spray de pimenta.

O IL-62 hoje é um verdadeiro clássico, com apenas três jatos do modelo voando comercialmente no mundo, todos eles na empresa aérea bielorrussa Rada Airlines. Além desses três, há apenas um pequeno punhado voando, mas em missões militares, em lugares do oriente, sobretudo na Rússia.

A programação

Os dados da ANAC mostram que a empresa recebeu autorização para um voo pontual na rota Tripoli – Rio de Janeiro – Banjul – Cartum, conforme a seguinte programação.

DIA 2 DE SETEMBRO – a aeronave decola de Tripoli, na Líbia, e pousa no Rio de Janeiro às 2h da madrugada com número de voo RDA-1532.

DIA 3 DE SETEMBRO – a partida do Rio está prevista para 9h da manhã rumo a Banjul, em Gâmbia, também com número de voo RDA-1532. No mesmo dia, o jato prossegue para Cartum, no Sudão.

Como acompanhar

Primeiro, é importante saber que essa aeronave costuma estar ocultada das principais plataformas de rastreamento de voos a pedido da própria empresa. Isso faz com que, quase sempre, seu paradeiro seja um mistério para a maioria das pessoas. Mas dá para acompanhar o voo pelo aplicativo ADS-B Exchange.

Para quem não conhece, o ADS-B Exchange é uma ferramenta de monitoramento de voos que captura quase tudo o que voa com o equipamento ADS-B ligado (desde que haja receptores no solo). Ele fornece dados não filtrados na tela do radar, por isso ele tem uma interface menos amigável. Por outro lado, ele é menos discreto. Houve situações em que pessoas flagraram o Air Force One (do presidente dos EUA) e muitos jatos militares, nessa ferramenta.

Um exemplo de como o IL-62M da Rada vai aparecer no ADS-B Exchange está mostrada abaixo. Nesse caso, mostramos o print de tela da aeronave chegando no Peru, na noite de sexta-feira passada.

Mais do IL-62

O Ilyushin Il-62 é um jato soviético de corpo estreito (um corredor, ou narrowbody) de longo alcance, concebido em 1960 pela fabricante Ilyushin. Foi o sucessor do turboélice Il-18 e tinha capacidade para quase 200 passageiros e tripulação.

O Il-62 entrou no serviço comercial em 15 de setembro de 1967 com um voo inaugural de passageiros de Moscou a Montreal operado pela Aeroflot. Ao longo da história, operadores de mais de 30 nações tiveram o Il-62 em suas frotas, a maioria delas países da URSS e simpatizantes.

Este mesmo quadrijato, objeto dessa matéria, já esteve no Brasil pela Rada Airlines, em 2019, quando fez uma parada técnica em Recife. Além disso, na década de 1990, era comum ver no aeroporto internacional de Guarulhos os IL-62 da Cubana de Aviación, que ligavam São Paulo a Havana.

Os sucessores do Il-62 incluem o Il-86 e o Il-96 de corpo largo, ambos fabricados em quantidades muito menores e nenhum dos quais foi amplamente exportado.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Venezuela e China firmam acordo para a Conviasa realizar voos entre...

0
A assinatura ocorreu em evento realizado na cidade de Pequim, onde representantes das duas autoridades assinaram os acordos necessários para