Raro Airbus A340-200 virá ao Brasil buscar diplomatas venezuelanos expulsos do país

Um dos poucos jatos do modelo Airbus A340-200 ainda voando pelo mundo fará uma rara visita ao Brasil, após o país convidar diplomatas venezuelanos a se retirarem.

Andres Ramirez via Wikimedia Commons

O governo brasileiro, na última terça-feira (28), enviou comunicado a todos os diplomatas e funcionários das embaixadas e consulados venezuelanos, informando que eles devem sair do país até o próximo dia 2 de maio. Caso isto não ocorra, os venezuelanos do corpo diplomático serão considerados persona non grata, perdendo diversos benefícios e proteções dado a diplomatas estrangeiros no Brasil.

Para evitar maiores conflitos, o governo de Nicolás Maduro enviará seu único avião para voos de longo alcance, um raro quadrimotor do modelo A340-200, para resgatar os principais membros do seu corpo diplomático.

O jato, que carrega em si a matrícula YV1004, pertence à companhia aérea Conviasa é um dos únicos (senão o único) Airbus A340-200 em operação não-governamental operando no mundo, e um dos últimos nove que estão voando.

Esta variante é a menor da família de quadrijatos A340, sendo um fracasso nas vendas com apenas 28 unidades fabricadas. Os outros oito jatos que voam no mundo hoje estão em posse dos governos da Árabia Saudita, Egito, França, Líbia e Qatar.

A impopularidade do jato é causada pelo seu pequeno tamanho e alcance limitado: é o menor da família A340 em todos os quesitos. Um fato interessante é que sua envergadura (distância entre as pontas das asas) é maior que a própria fuselagem da aeronave!

No Brasil, a aeronave já operou regularmente com a South African Airways, às vezes com a Aerolíneas Argentinas, além de diversos voos governamentais.

O trajeto previsto do raro avião será Caracas – São Paulo – Brasília – Manaus – Caracas no sábado, dia 2 de maio. Os horários ainda serão definidos mas será possível acompanhar a aeronave através de sistemas de ratreamento de voos, clicando aqui.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Chega ao Brasil o avião PS-MGF para a Itapemirim Transportes Aéreos

0
O novo Airbus A320 da ITA já chega com a pintura da empresa. Agora, passará por importação, nacionalização e reconfiguração interna.