Raro avião A330-800neo da Uganda Airlines é avistado pela primeira vez

Avião Airbus A330-800 A330neo Uganda Airlines
Concepção gráfica do A330-800 da Uganda Airlines – Imagem: Airbus

Esses dias “veio à luz” o primeiro avião do modelo Airbus A330-800neo da Uganda Airlines. Ainda escondido por detrás das árvores após ter saído da fábrica, a cauda foi tudo o que deu para ver da nova aeronave. No entanto, o mais interessante de tudo isso é que o avião deverá estar pronto antes do final do ano – como prometido.

Com apenas onze unidades vendidas para empresas de segunda linha, sendo um para a Air Greenland, dois para a Uganda Airlines e oito para a empresa aérea nacional do Kuwait, o A330-800neo lutou para sair do papel. Com o atraso na certificação, a Airbus não conseguiu seguir seu cronograma original de entregar a primeira unidade em abril, e agora planeja novas datas no quatro trimestre.

Assim, a primeira unidade, que será entregue à empresa kuwaitiana, deverá estar totalmente pronta em outubro. Por sua vez, o primeiro exemplar da empresa de Uganda, cuja foto foi compartilhada no perfil “SamsonOtto” do Twitter, tem previsão para dezembro.

Segundo o Monitor Uganda, Cornwell Muleya, CEO da companhia aérea, disse: “Temos trabalhado muito para nos prepararmos para o reinício das linhas aéreas. Nossos planos ainda estão em andamento, além de desenvolver as redes regionais nas quais já colocamos nove rotas, precisamos fazer um pouco mais para reaver as 18 rotas na África e ainda vamos expandir a rede para voos intercontinentais com dois Airbus A330 que chegarão em dezembro ”, disse Muleya no Aeroporto Internacional de Entebbe, durante as comemorações do primeiro aniversário da companhia aérea.

“Apesar da pandemia, conseguimos muito este ano, começamos como uma companhia aérea sem nome, sem identidade, mas hoje, a Uganda Airlines é conhecida em todo o mundo como uma companhia aérea que oferece bons serviços com um bom plano em um país estável com muito a oferecer ao mundo”, disse Muleya.

A foto abaixo foi compartilhada pelo perfil @DeanJoshua26 e mostra a festa de um ano da empresa aérea. O bolo está meio estranho, mas valeu a intenção.

Mais detalhes do A330-800

O avião tem duas diferenças em relação ao -900: capacidade e alcance. Ele tem capacidade para transportar até 406 passageiros em classe única, no entanto, ele deve ser usado para carregar uma média de 220 a 260 pessoas, com um alcance de 15.094 km. Isso contrasta com o -900, que pode transportar até 440 passageiros, ou 260 a 300 em um layout de três classes, para um alcance de 13.334 km.

Talvez, um dos diferenciais mais interessantes do -800 é que ele pode pousar em pistas mais curtas do que todas as aeronaves de nova geração (A350, 787, A330neo, 777X) e isso influenciou a escolha das três empresas aéreas que você viu no início desse artigo.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias