Raro vídeo mostra o primeiro Concorde voando no Rio de Janeiro

Primeiro Concorde Sobrevoo Rio de Janeiro 1971
O Concorde no Rio de Janeiro em 1971 – Imagem: Aéropastiale

Uma rara filmagem do primeiro jato supersônico de passageiros Concorde circulou novamente nas redes sociais. No belo e nostálgico vídeo, o avião é visto num bonito sobrevoo no Rio de Janeiro.

O Concorde, o mais rápido avião comercial do mundo a entrar em operação, marcou época e foi símbolo da evolução humana no século XX. Apesar do seu fim melancólico, marcou época e fez do Brasil um de seus destinos “favoritos”.

É mais comum dizer que a primeira viagem do jato supersônico para o Brasil foi na estreia comercial mundial do jato em 1976, quando ele fez a rota Paris – Dacar – Rio de Janeiro com a Air France, mas houve uma outra ocasião precedente.

E essa ocasião aconteceu muito antes de 1976, quando um voo de demonstração da aeronave passou pelas duas cidades mais importantes do país: São Paulo e Rio de Janeiro.

Primeiro Concorde Sobrevoo Rio de Janeiro 1971
Imagem de 1971 mostra o jato na Praia do Flamengo – Imagem: Aéropastiale

Essa primeira visita ao Brasil ocorreu em setembro de 1971, durante um tour de promoção para tentar angariar pedidos para o jato. Na ocasião, o avião saiu de Paris e fez paradas em Cabo Verde e Caiena, antes de entrar em terras tupiniquins.

O primeiro destino brasileiro foi o Rio de Janeiro, quando o jato, de matrícula F-WTSS e nas cores de sua fabricante Aerospatiale/BAC, sendo o primeiro Concorde construído na história, fez diversos sobrevoos na cidade maravilhosa para uma série de fotos que estampariam jornais, revistas e publicidades da época. Tratou-se de um grande acontecimento para a época.

Revista Primeiro Concorde Sobrevoo Rio de Janeiro 1971

O tour foi organizado pela própria fabricante Aeroespatiale/BAC e também incluiu uma visita a São Paulo, onde o jato participou da Exposição França 71.

A rara filmagem do vídeo abaixo foi gravada pela própria Aéropastiale na época. Nela, é possível ver o jato sobrevoando o Aeroporto Santos Dumont (ainda com uma pista), a Praia do Flamengo, o Pão de Açúcar e Copacabana:

Após essa visita, o Concorde ainda retornaria ao Rio de Janeiro em 5 de junho de 1974 com uma visita da segunda unidade construída, o F-WTSA, antes de estrear serviços comerciais ao Brasil em 1976, já com os voos regulares. Durante sua história, o modelo supersônico também visitou as cidades brasileiras de Campinas e Foz do Iguaçu.

Atualmente, o F-WTSS está preservado no Museu Le Bourget em Paris, junto com um de seus irmãos mais novos, o F-BTSD nas cores da Air France.

Com informações do Concorde SST e do Heritage Concorde

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias