Real Força Aérea vai aposentar os Jumbolinos, conhecidos como os ‘jatos da Rainha’

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto do National Archive – RAF

A Royal Air Force está planejando vender os quatro BAe-146 “Jumbolino” que usa como transporte VIP como parte dos cortes orçamentários propostos no Ministério da Defesa do Reino Unido, informou o Daily Mail.

Por hora, os BAe 146s estão programados para eliminação em 2022 e não devem ser substituídos por qualquer outra aeronave. A notícia segue um reporte anterior de que a RAF também está planejando retirar todos os 14 Lockheed Hercules C-130J e reduzir seus compromissos para novas aeronaves militares.

Desta forma, a família real não terá mais acesso ao seu próprio transporte aéreo VIP de asa fixa e terá que contar com aeronaves fornecidas pelo governo. O plano deve ser revelado formalmente assim que o programa de cortes de gastos for finalizado no final deste mês.

Foto Foto Peter Bakema, via Wikimedia

Os quatro jatos têm, em média, 32,5 anos e são operados pelo Esquadrão 32 (Royal) com base no aeroporto de Northolt. Eles são usados ​​para transportar representantes do governo, militares seniores e a família real. Por conta desse emprego, eles são conhecidos como “os jatos da Rainha”.

Os planos de aposentar os BAe foram contestados por políticos, incluindo o presidente conservador do Comitê de Defesa, Tobias Martin Ellwood, que citou sua importância para missões estrangeiras e transporte militar, em vez de apenas necessidades VIP.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Por que o avião faz curvas quando o aileron se move...

0
Entenda por que o movimento dos ailerons nas asas fazem o avião sair da posição horizontal de voo para ele conseguir mudar de direção.