Flydubai bate recorde de carga transportada num Boeing 737-800 de passageiros

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto de Lumikus1 / CC BY-SA via Wikimedia Commons

Em meio a tantas informações, uma notícia bastante curiosa quase passou desapercebida. Aconteceu no final de maio, quando uma aeronave Boeing 737-800NG da empresa emiradense flydubai, de registro A6-FEK, estabeleceu um novo recorde de carga ao levar 20.171 kg.

O voo ocorreu no dia 23 de maio entre o Aeroporto de Dubai e o de Kozhikode, na Índia, quando a aeronave transportou um misto de carga médica e geral com um peso recorde.

A equipe que participou do projeto contou que, para que a operação fosse possível, a aeronave foi carregada no porão principal com a carga mais pesada, enquanto que uma parte menos pesada foi alocada no deck principal (cabine de passageiros). 

O feito foi comemorado pelo vice-presidente da flydubai, Mohammed Hassan, através de uma postagem no LinkedIn: “Recorde quebrado pela equipe da flydubai Cargo no aeroporto CCJ (Kozhikode) ao levar em um único voo 20.171 kg usando um B737-800NG – excelente trabalho de equipe de nosso time na Índia. Trabalho bem feito”, disse o executivo.

Para se ter uma ideia de como o feito é interessante, um Boeing 737-800BCF, que é o modelo de passageiros convertido para transporte exclusivo de carga, tem uma capacidade máxima de 23.900 kg.

Por ser uma máquina especificamente preparada para esse fim, o BCF tem algumas adaptações, como reforço de piso e mudanças para receber pallets, diferente do avião da flydubai, que se tratou de um 737-800NG em configuração padrão de passageiros e que teve a carga amarrada aos assentos.

Em nota, a transportadora emiradense diz que continua concentrando seus esforços no apoio a solicitações governamentais com voos de repatriação e na movimentação de mercadorias essenciais em toda a sua rede e além dela. A flydubai Cargo está maximizando sua capacidade de carga transportando mercadorias no porão de carga também em voos de repatriação.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Roman
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Estudo de Harvard sobre máscara em voos indica proteção significativa contra...

0
As máscaras são uma parte essencial de uma estratégia para manter os passageiros seguros e reduzir a transmissão de Covid-19 durante as viagens aéreas.