Reestruturação em empresa alemã trará dois aviões Airbus A320 de volta ao Brasil

Foto: Marvin Mutz, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

A companhia aérea alemã Sundair concluiu recentemente sua reestruturação, tendo conseguido organizar suas finanças e contratos, deixando assim o guarda-chuva federal de proteção. Com isso, o Tribunal Distrital de Stralsund revogou o processo de recuperação judicial da outrora lucrativa empresa aérea, que foi fortemente afetada pela Covid.

Uma das etapas da reestruturação referiu-se à diminuição da frota, mediante a rescisão de contratos de leasing para algumas aeronaves, considerados muito caros. Com isso, a frota foi diminuída de dez para 6 aeronaves, sendo que duas dessas removidas da frota eram alugadas da Latam Brasil.

Desta forma, espera-se que retornem ao Brasil dois Airbus A320. São eles o PR-MYO e MYN. Eles foram recebidos de fábrica pela TAM em 2011, em 2017 foram repassados à Sundair, em regime de arrendamento como D-ASEF e D-ASEE, respectivamente. Atualmente, estão em Abu Dhabi, mas devem chegar ao Brasil na primeira quinzena de maio.

Atualmente, eles estão com a pintura da empresa aérea alemã e não há informações se eles serão repintados no exterior ou no Brasil, ou até mesmo se irão ser incorporados na frota, de fato, já que uma boa parte dos jatos da Latam está parada, esperando uma melhora na demanda de passageiros.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias