Referência em drones para o agro, brasileira XMobots investe em modelos de pulverização

Dractor 25A

Os avanços tecnológicos para o uso de drones na aplicação de defensivos agrícolas torna esse um dos nichos mais promissores desse mercado. Por isso, a XMobots, maior fabricante de drones do Brasil e da América Latina, informa que segue investindo constantemente em novos modelos e soluções.

“A pulverização é e será um ponto focal nas funcionalidades dos nossos produtos, tanto drones quanto softwares, para o mercado do agronegócio”, diz Giovani Amianti, CEO da XMobots.

De acordo com o executivo, a uso de drones para pulverização se dá especialmente por suas diversas vantagens se comparado a outras práticas comuns, seja na execução do serviço de forma manual ou por trator, por exemplo.

“Para uma área de um hectare, considerando um terreno plano, é necessário um dia de trabalho para um aplicador manual. Já com o drone, o agricultor consegue realizar o serviço em apenas 15 minutos”, explica o executivo.

A tecnologia embarcada também traz outros benefícios. Em 2020, a empresa lançou o modelo Dractor 25A, capaz de mapear a plantação e detectar ervas daninhas em canaviais.

“Com o nosso sensor XMC, desenvolvido especialmente para a assinatura espectral da folha da cana, é possível fazer a dispersão do defensivo em área localizada (método conhecido como catação), ou seja, só onde as ervas daninhas são identificadas. Isso gera, entre outros ganhos, significativa economia de insumos”, diz o CEO.

Para áreas onde há grandes infestações, é possível também realizar a pulverização em área total. Para ambos os sistemas de aplicação, o drone possui capacidade de calda de 10 litros, podendo aplicar o agroquímico em até 1h de voo no método de catação.

MERCADO – Desde 2016 a companhia tem o agronegócio como principal destino das tecnologias desenvolvidas – em 2020, 72% das vendas de drones da empresa foram para o setor. Atualmente, a XMobots é responsável por mais de 50% da frota de drones no mercado sucroalcooleiro.

Fundada em 2007, a XMobots é a maior empresa do Brasil e América Latina especializada no desenvolvimento e fabricação de drones. Em 2020, a empresa foi classificada como a 15ª maior empresa de drones do mundo pelo Drone Market Report 2020, relatório produzido pela Drone Industry Insights, maior empresa de pesquisa voltada ao mercado de drones.

Atualmente a XMobots conta com 170 colaboradores, dos quais cerca de 60 são engenheiros que compõem a equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa. Este time é responsável por todo o desenvolvimento de tecnologias embarcada nos drones, como airframes, aviônicos, sensores, além de softwares baseados em inteligência artificial.

Informações da XMobots

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Em evento, ANAC fala sobre segurança aérea como prioridade na...

0
Segundo presidente da ANAC, a cultura de segurança como prioridade no setor aéreo brasileiro vem se consolidando ao longo de décadas.