Regional Jet se reinventa com aeronaves Embraer E-Jet e passa a se chamar Xfly

Hoje, a companhia aérea Regional Jet, baseada na Estônia, realizou uma conferência de imprensa no aeroporto de Talinn para anunciar a expansão da frota e uma grande mudança de marca para XFly. Junto com tudo isso, virão ainda sete Embraer.

Xfly

Atualmente, a Regional Jet opera serviços de curta distância em nome de outras companhias aéreas como SAS e LOT, mas seus aviões levam o nome de sua controladora, a Nordica. Com as mudanças anunciadas, a ideia é que os aviões também levem a nova marca em si – que ficou muito bonita, por sinal.

Jan Palmer, CEO da recém-nomeada Xfly, disse que sua empresa demonstrou um rápido crescimento nos últimos quatro anos. Ele também disse que a companhia aérea se tornou um participante importante no tráfego aéreo europeu num curto espaço de tempo

Nas palavras dele, “a adoção da nova marca contribuirá para os planos planos de crescimento futuro, pois proporcionará à empresa, pela primeira vez, ter sua própria identidade no mercado como empregadora e prestadora de serviços”.

De acordo com a mídia estoniana ERR, a empresa diz que o mercado de aviação está passando por uma consolidação contínua e não há mais espaço para pequenas companhias aéreas comerciais independentes. Portanto, a marca de uma companhia aérea está se tornando cada vez mais importante para os viajantes na hora da compra das passagens.

Uma história por contar

Em sua curta trajetória de cinco anos, essa recente decisão de adicionar mais aeronaves à frota representa a maior expansão na história da empresa. Ao todo, serão sete aeronaves da Embraer E190/195 que ingressarão na frota nos próximos seis meses – não foi detalhado se o plano é para aeronaves E2 ou E1 de segunda mão.

Os novos aviões devem ser usados ​​para substituir algumas das aeronaves Bombardier CRJ900 mais antigas da companhia aérea, segundo o CEO. No entanto, a ideia é que a empresa continue servindo à LOT e a SAS, num primeito momento.

Jon Palmer destacou isso, dizendo: “Agora somos uma empresa única no mercado de aviação europeu, com capacidade para prestar serviços às companhias aéreas com três tipos diferentes de aeronaves, incluindo os turboélices ATR72-600, os CRJ900 e Embraer 190/195. Isso dará um impulso significativo à nossa competitividade em toda a Europa”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias