Início Aviação Militar Reino Unido barra compra de novos jatos militares da Argentina

Reino Unido barra compra de novos jatos militares da Argentina

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O governo britânico barrou a venda de jatos militares sul-coreanos KAI T-50 Golden Eagle para a Argentina, em um veto histórico.

© RoKAF

A decisão foi anunciada pela revista Janes, a mais renomada de aviação militar no globo, citando uma carta datada de 28 de outubro enviada por um membro da KAI – Korea Aerospace Industries. A KAI é a fabricante do jato militar, que é um treinador avançado e também cumpre funções de ataque leve ao solo, similar ao papel do já aposentado AT-26 Xavante na Força Aérea Brasileira.

A carta informa que o FA-50 não pode ser exportado para a Argentina devido ao embargo colocado pelo Reino Unido, inimigo histórico do país latino, após este invadir as Ilhas Malvinas (Falklands), que estiveram sob controle britânico há muitas décadas.

O componente que impede a exportação é o assento ejetável da britânica Martin-Baker, que praticamente detém o monopólio no mercado de assentos ejetáveis militares no ocidente.

A expectativa do governo argentino era substituir os já cansados caças A-4 Skyhawk da época da Guerra das Malvinas e complementar o trabalho do IA-63 Pampa de fabricação local.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A