Veja o resultado dos 45 voos da LATAM que foram à China buscar suprimentos médicos

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A LATAM Brasil concluiu a megaoperação inédita para trazer ao Brasil, da China, milhões de equipamentos destinados para o combate à COVID-19 no país.

Ao todo, foram 45 voos em parceria com os setores público e privado que, desde maio, transportaram um total de 3,2 mil toneladas de carga, envolvendo 250 milhões de máscaras cirúrgicas e do modelo N95, monitores, respiradores, outros insumos hospitalares, além do transporte, na ida à China, de diversas toneladas de frutas descarregadas na Europa.

Esta operação realizada pela LATAM Brasil é a primeira da companhia com destino à China e exigiu trabalho coordenado de diversas áreas para definição da melhor logística. O primeiro voo foi realizado em 3 de maio na rota Guarulhos-Amsterdã-Xangai e, desde então, 300 colaboradores estiveram envolvidos na operação, entre mecânicos(as), despachantes operacionais, pilotos, copilotos, supervisores, coordenadores, planejadores, funcionários(as) de carga e apoio em solo.

Os voos

Dos 45 voos da megaoperação, 44 foram realizados em cinco aeronaves de passageiros modelo Boeing 777-300ER (o outro voo foi com um Boeing 787), que, além de operarem de forma rotativa, ainda foram totalmente adaptadas para comportar cargas até mesmo dentro da cabine. No total, as aeronaves voaram juntas, aproximadamente, 2.800 horas e dois milhões de quilômetros, passando por 11 fusos horários diferentes ao redor do planeta e utilizando oito destinos para pousos e escalas: Xangai, Guangzhou, Xiamen, Amsterdã, Auckland, Santiago, Rio de Janeiro e São Paulo.

“Podemos dizer com absoluta certeza que esta operação foi um sucesso. Ficamos muito orgulhosos de, mesmo diante de um desafio como este, inédito para a companhia, conseguirmos nos organizar da melhor forma para cumprir todas as entregas. Agradeço aos nossos profissionais que estiveram focados no trabalho e também aos nossos parceiros pela confiança depositada em nós”, afirma Diogo Elias, diretor da LATAM Cargo Brasil.

Raio-X dos 45 voos da operação LATAM-China

·  250 milhões de máscaras cirúrgicas e N95, além de monitores, respiradores e outros insumos hospitalares;

·  Mais de 3,2 mil toneladas de carga transportada;

·  5 aeronaves modelo B777-300ER (PT-MUC, PT-MUD, PT-MUE, PT-MUJ, PT-MUI), 100% adaptadas para o transporte cargueiro, e 1 aeronave B787-9.

·  2.800 horas voadas;

·  Mais de 2 milhões de quilômetros voados;

·  11 fusos horários diferentes percorridos;

·  8 destinos utilizados para pousos e escalas: Xangai, Guangzhou, Xiamen, Amsterdã, Auckland, Santiago, Rio de Janeiro e São Paulo;

·  45 voos realizados;

·  Primeiro voo: 3 de maio de 2020 na rota Guarulhos-Amsterdã-Xangai;

·  Último voo: 18 de julho de 2020 na rota Guangzhou-Amsterdã-Guarulhos (pouso em 19 de julho em GRU);

·  300 colaboradores(as) LATAM envolvidos;

·  Equipe especial formada por mecânicos(as), despachantes operacionais, pilotos, copilotos, supervisores, coordenadores, planejadores, funcionários(as) de carga e apoio em solo.

Informações oficiais da LATAM

Nota editorial: no dia 19 de julho, a LATAM e o Ministério da Infraestrutura haviam informado que o último voo era o 39º, embora, pela informação de hoje, teria sido o 45º.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Projeto de ampliação do Aeroporto de Correia Pinto (SC) é apresentado...

0
O engenheiro apresentou aos empresários o projeto de modernização e ampliação do Aeroporto Regional da Serra Catarinense, em Correia Pinto.