Resultado da alocação de slots na Pampulha sai na próxima segunda

Foto: JOAO MARCOS ROSA / NITRO

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou nesta quarta-feira (8), por meio do Diário Oficial da União, a Portaria que estabelece o calendário específico de atividades para o aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, para a temporada de verão (período de 25/03 a 27/10). A Portaria é o documento complementar da Decisão nº 189 da Diretoria Colegiada, publicada no último dia 3 de novembro, na qual foi declarada a coordenação do aeroporto bem como os critérios. A coordenação tem por objetivo organizar os voos de determinado aeroporto de forma a regrar o acesso à infraestrutura em terminais com infraestrutura saturada, harmonizando o interesse por serviços aéreos em conformidade com a capacidade aeroportuária disponível.




A medida foi tomada após o Ministério dos Transportes revogar a Portaria n° 376, que limitava os voos na Pampulha às rotas regionais. A liberação de rotas que ligam o aeroporto a outros terminais de capitais brasileiras e o aumento da oferta de voos no aeroporto levou a ANAC a decidir pela coordenação do terminal. Todas as maiores empresas aéreas brasileiras solicitaram voos para a Pampulha, sendo a Azul com o Embraer E195, a Avianca Brasil com o Airbus A318, a GOL com o Boeing 737-700 e a LATAM Brasil com o Airbus A319.

Pela Decisão nº 189 fica estabelecido que na distribuição inicial dos slots para a alocação deverá seguir um regime de rodízio entre as empresas interessadas, assegurando o acesso isonômico e transparente ao aeroporto. Até o momento maioria dos voos solicitados tem recebidos pareceres favoráveis da ANAC e Infraero, é esperado que na próxima semana também se tenha um resultado final sobre os voos solicitados no HOTRAN.

Conforme previsto no Calendário Especifico de Atividades, as empresas aéreas tem que encaminhar até hoje, (8/11), a lista de slots que desejam operar na Pampulha, em ordem de prioridade. O resultado da alocação dos slots solicitados será informado pela ANAC às companhias aéreas até a próxima segunda-feira (13). A alocação de slots seguirá os critérios de declaração de capacidade informado pelo operador aeroportuário que, atualmente, possui capacidade horária para 300 passageiros embarcando e 360 passageiros desembarcando. Há 11 posições de estacionamento de aeronaves em voos comercias, sendo 4 para aeronaves de maior porte, como o a Airbus A319, o Embraer 190 e o Boeing 737, segundo dados do operador aeroportuário.

Após a alocação dos slots, as empresas ainda precisarão solicitar a aprovação do voo e, após isso, poderão começar a operar. É importante esclarecer que as empresas poderão antecipar os voos alocados para a temporada de verão, iniciando as operações conforme o interesse comercial de cada uma. Ainda com a aprovação da ANAC, o Aeroporto da Pampulha deve continuar com as restrições de categoria e meteorologia conforme relatamos nessa análise exclusiva.

Outros aeroportos coordenados

Além do terminal da Pampulha, atualmente, a ANAC faz a coordenação de outros 16 aeroportos, são eles: Belém, Cuiabá, Congonhas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Guarulhos, Goiânia, Foz do Iguaçu, Manaus, Maceió, Porto Alegre, Recife, Santos Dumont, Salvador e Vitória. Entretanto, apenas o aeroporto da Pampulha e o de Congonhas precisaram de regras específicas para evitar a concentração na alocação dos slots, tendo em vista a demanda das empresas aéreas.

Com informações da Assessoria de Imprensa da ANAC

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos