Revelado quem contratou, e pilotou, o voo mais longo do mundo com o B787 da Comlux

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Na semana passada, anunciamos aqui no AEROIN que um novo recorde de voo foi estabelecido com um Boeing 787, com o voo mais longo do mundo. Entretanto, uma dúvida surgiu em relação a esse voo em especial.

Imagem: Aeromexico

Muitos internautas estavam se questionando sobre quem estaria por trás do voo e por qual motivo teria sido realizado um voo tão longo com o Boeing 787 Dreamliner. Rumores ainda teriam dito que o voo teria sido pilotado por um famoso cineasta.

Os rumores foram confirmados poucos dias após o voo, quando o cineasta Enrique Piñeyro publicou, em sua conta pessoal do Twitter, fotos, vídeos e mensagens do voo realizado com o 787 que partiu de Seul, na Coreia do Sul.

Segundo entrevista dada ao site La Nacion, Enrique disse:

“Estávamos dando algumas voltas ao redor do mundo para nos localizarmos nos setores e para treinar, e parecia uma boa oportunidade. Explorar o desempenho de um avião implica submetê-lo a testes complicados e, obviamente, Seul-Buenos Aires é um teste muito complicado, é o voo mais longo de todos os tempos”.

Apesar do recorde, Piñeyro disse que não havia intenção de realizar o feito. O comandante e cineasta ainda revela mais detalhes do voo, dizendo:

“Fizemos uma subida muito lenta. Subimos de 35.000 pés para 43.0000 pés em 14 horas e 14 minutos. Quase na lateral da Ilha de Páscoa, alcançamos o nível final de cruzeiro que era 43.000 pés, algo em torno de 13.000 metros. Foi uma subida bastante gigantesca. O engraçado é que o computador, quando colocamos a distância total do voo, nos mostrou até 9999, porque não estava previsto que esse avião pudesse voar cinco dígitos”

Entre os conteúdos compartilhados em sua conta do Twitter, como a imagem vista acima com um lindo amanhecer sobre o espaço aéreo sul-coreano, Piñeyro também mostrou um vídeo da chocante pesca ilegal realizada por várias embarcações estrangeiras em mar argentino, gravado pelo comandante quando a 5.000 pés.

Quem é Enrique Piñeyro?

Italiano naturalizado argentino, Enrique ocupa a posição de ator, diretor, produtor de cinema, médico, ativista e pesquisador. Além disso, exerce a posição de piloto comandante de voo, tendo já trabalhado na extinta Linhas Aéreas Privadas Argentinas como investigador de acidentes aéreos.

Em sua passagem na Linhas Aéreas Privadas Argentinas, fez graves denúncias sobre o mau estado operacional da companhia e de suas aeronaves, que sofriam consideráveis deficiências e irregularidades. Após sua saída em 1999, no mesmo ano, um Boeing 737 caiu durante a decolagem, vitimando 65 pessoas.

Sobre o recorde estabelecido

O recorde aconteceu com o Boeing 787-8 de matrícula P4-787, que foi da Aeroméxico e agora voa pela Comlux. A empresa é especializada em fretamentos de luxo com aeronaves de interior completamente VIP, com muito menos assentos, embora o 787 recém adquirido possivelmente ainda esteja com seu interior como era na companhia aérea mexicana.

Segundo dados da plataforma RadarBox, foram 20 horas e 19 minutos de voo, percorrendo 19.483 quilômetros, um recorde absoluto para o modelo e para a aviação comercial. Isto só foi possível porque este 787-8 levava poucas pessoas, aumentando seu alcance, que de fábrica é menor do que do seu irmão maior, o 787-9.

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias