Início Empresas Aéreas Veja como é o revezamento de pilotos no voo regular mais longo...

Veja como é o revezamento de pilotos no voo regular mais longo do mundo

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Ficar quase 17 horas dentro de um avião não é fácil, ainda mais para os pilotos, que têm um descanso cronometrado no voo regular mais longo do mundo.

Airbus A350 da Singapore Airlines © Clément Alloing

Os detalhes desta jornada entre Cingapura e Nova Iorque, feita com aviões Airbus A350XWB da Singapore Airlines, foram revelados pelo Comandante Gopala Subramaniam, chefe da frota A350 na empresa asiática, à revista Popular Science.

São em média 16 horas e 54 minutos entre as duas cidades, percorrendo 16.638 km e consumindo 108 toneladas de combustível. Os grandes números mostram quão único é este voo, que antes era feito para Newark, em Nova Jérsei, e teve seu aeroporto trocado na Pandemia para o John F. Kennedy, em Nova Iorque.

Segundo Gopola, são quatro tripulantes técnicos no voo: dois comandantes e dois primeiros-oficiais. O primeiro time, de um comandante e um primeiro-oficial, voa por cerca de 3 horas e meia, quando então entra o segundo time e voa pelo mesmo tempo.

Após o fim do primeiro “turno” da segunda equipe, a primeira volta do descanso e voa por mais 4 horas e meia, e depois o segundo time faz o mesmo. Por fim a primeira equipe faz o pouso da aeronave, assumindo o voo pouco antes do início da descida.

A jornada com toda certeza é longa, e há várias dicas para quem for enfrentá-la, seja piloto, comissário ou passageiro. Dentre elas estão movimentar as pernas para evitar o risco de trombose e também beber muita água. Veja outras dicas no vídeo a seguir, de outro comandante da Singapore (lembre-se que no menu do vídeo você pode ativar as legendas e também a tradução automática delas para o português):

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A