Rival do 737, avião MC-21 faz primeiro voo com motores russos

A aeronave MC-21-310 fez seu primeiro voo com os motores turbofan Aviadvigatel PD-14 de fabricação russa nessa terça-feira (15), de acordo com um comunicado da estatal russa Rostec. A tarefa consistiu em verificar os modos de operação do sistema de propulsão, a estabilidade e controlabilidade da aeronave, bem como o funcionamento de seus sistemas. O voo durou 1 hora e 25 minutos.

“Este voo é o resultado da unificação de dois importantes programas da indústria da aviação civil na Rússia: a aeronave MC-21 e o motor PD-14. Graças aos esforços de cientistas, construtores, engenheiros e trabalhadores está sendo criado um avião de passageiros de nova geração que retorna nosso país à primeira divisão da aviação mundial” , disse o CEO da Rostec, Sergei Chemezov. 

A aeronave decolou da Irkutsk Aviation Plant, uma filial da Irkut Corporation que faz parte da Rostec e foi pilotada pelos pilotos de teste Vasily Sevastyanov e Andrei Voropaev, bem como pelo engenheiro de teste Alexander Soloviev.

O MC-21 é um avião comercial de médio porte criado pelas empresas Rostec. Ele será produzido com os motores russos PD-14 e os motores americanos PW1400G, que agora estão passando por testes de certificação. 

O MC-21-300 padrão tem capacidade para 132–163 passageiros em uma configuração de duas classes e 165–211 em uma única classe, e um alcance de até 6.400 km. Até o momento, são cerca de 200 pedidos firmes e quase 150 intenções de compra.

Note que alguns sites mostram o nome da aeronave como MS-21. Tal nomenclatura é a utilizada no alfabeto russo, no qual o “C” é o equivalente ao “S” que conhecemos.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião Boeing 767-300 LATAM

LATAM Brasil coloca um avião maior para voar entre Assunção e...

0
A LATAM Brasil, que atualmente tem quatro frequências semanais entre São Paulo e Assunção em aeronaves Airbus A320-200, com capacidade